Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mostra de mapas históricos vai até primeiro de agosto

Agência Câmara - 20 de julho de 2004 - 15:49

A exposição O Tesouro dos Mapas continuará em exibição no Salão Negro do Congresso até o próximo dia primeiro, das 9 horas às 16h30, exceto às segundas-feiras. A mostra, que apresenta a história da cartografia a partir do século XVI, é constituída de mapas desenhados em pergaminhos, objetos de navegação, cartas raras e réplicas de embarcações usadas na época das grandes descobertas.
Desde que foi aberta, em abril, a exposição já foi visitada por mais de 55 mil pessoas, sendo dez mil estudantes de escolas públicas e quase seis mil de escolas particulares, além de sessenta estrangeiros de vários países.
Para o coordenador da exposição na Câmara, Paulo Parente, a mostra está promovendo maior integração entre a Casa e a sociedade. “Tivemos uma procura muito grande, não só do público em geral como também de escolas de Brasília e de outros estados”.

Organização da exposição
A mostra está dividida nos seguintes módulos:
1 - O Desenho do Mundo, que expõe mapas e cartas dos séculos XVI e XVII;
2 - Mapa: Arte e Técnica, que explica as bases técnicas do desenvolvimento da cartografia no Renascimento;
3 - A Cartografia Européia, que apresenta mapas holandeses e flamengos; e
4 - O Desenho do Brasil, que traz um conjunto de cartas contando a história do mapa do Brasil e de algumas de suas regiões.
A exposição tem ainda um espaço denominado Oficina do Cartógrafo, onde o visitante pode ver dezenas de instrumentos náuticos relacionados à astronáutica, isto é, à navegação baseada na observação astronômica.

Os objetos em exposição fazem parte do acervo do Instituto Cultural Banco Santos, e já passaram pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. A entrada é gratuita.



Reportagem - Teresa Cristina
Edição - Rejane Oliveira

SIGA-NOS NO Google News