Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/07/2014 09:07

Mortes por gripe aumentam 114% e MS receberá 100 mil doses de vacina

Campo Grande News

Com 15 mortes confirmadas por gripe, Mato Grosso do Sul solicitou remessa extra e o Ministério da Saúde encaminhará, até a próxima segunda-feira (21), 100 mil doses da vacina contra a doença. A imunização será distribuída entre os municípios e ganhará mais aqueles com maior percentual de casos.

De acordo com a diretora-geral de Vigilância de Saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Bernardete Lewandowski, a remessa extra foi solicitada no início desta semana. “O ministério confirmou o envio e hoje vamos verificar quando as vacinas vão chegar, mas, até a próxima segunda-feira, o plano é estar com as doses”, disse.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, as mortes por gripe aumentaram 114% em Mato Grosso do Sul e o resultado é o crescimento da procura pela vacina. Conforme boletim da SES, divulgado ontem (16), 15 pessoas foram a óbito por causa da doença.

Praticamente no mesmo período de 2013, em primeiro de agosto, a pasta divulgou boletim, que apontava sete mortes confirmadas, 114% a menos do que os casos registrados de janeiro até ontem. Dos óbitos atuais, seis ocorreram em Campo Grande e cinco, em Corumbá. Água Clara, Bela Vista, Costa Rica e Dois Irmãos do Buriti registraram, cada um, uma morte.

O último boletim da SES revela ainda que, até agora, 422 pessoas foram internadas com sintomas de gripe A. Em primeiro de agosto de 2013, a secretaria apontava 474 casos suspeitos. De quarta passada até ontem, 63 novas notificações foram registradas no Estado.

Campo Grande concentra o maior número de internações, totalizando 186. Corumbá ocupa o segundo posto, com 79 casos suspeitos. Depois, aparece Caarapó, com 30 notificações. Em Bela Vista, foi registrado o último caso de morte.

Diante dos números, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) também chegou a buscar socorro no Ministério da Saúde e deverá ganhar pelo menos 30 mil doses da remessa extra de 100 mil. “Vamos eleger os municípios de acordo com o percentual de casos, levando em conta o número de habitantes”, explicou Bernardete.

Sem alarde - Apesar de o número de mortes ser maior em comparação aos últimos cinco anos, ela evitou alarde, mas fez questão de reforçar dicas para evitar o contato com o vírus. “Estamos no inverno, época de maior transmissão da doença”, ponderou para justificar os números.

A diretora de Vigilância em Saúde ainda frisou que a vacina não protege 100% contra a gripe. “Por isso, não podemos descuidar e esquecer de hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência”, orientou.

Ela também aconselhou a evitar a automedicação. “A insuficiência respiratória é motivo de alerta para procurar imediatamente um médico”, emendou. “É importante tomar o medicamento certo (Tamiflu) pelo menos 48 horas, após o início dos sintomas”, concluiu.

Assim que chegar ao Estado, as vacinas serão distribuídas entre os municípios e estarão disponíveis gratuitamente em unidades de saúde pública. Terá prioridade os grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e profissionais da área de saúde.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)