Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/12/2008 12:53

Mortes por afogamento disparam: são 106 casos este ano

Fernanda Mathias - Campo Grande News

A disparada nas mortes por afogamento em rios, represas e piscinas neste ano desperta preocupação do Corpo de Bombeiros que está emitindo um alerta à população. De janeiro até o último fim de semana foram 106 casos em Mato Grosso do Sul, número que representa mais que o dobro de todo o ano passado, de acordo com a corporação. Apenas 16 pessoas foram resgatadas com vida este ano.

O que preocupa é a combinação de férias com o verão, quando as pessoas procuram mais se banhar em águas de rios, córregos e piscinas. Só no último fim de semana oito pessoas se afogaram, em Fátima do Sul, Dourados, Água Clara e Tacuru. Seis tinham idades entre 8 e 15 anos. Em um dos casos, ocorrido na tarde de sábado, em Água Clara, quatro se afogaram de uma vez: três irmãos de 11, 12 e 8 anos e a tia, de 15 anos.

Uma das crianças se afogou e as outras submergiram ao tentar salva-la. A orientação dos bombeiros nestes casos é de jogar uma corda, um pedaço de madeira ou mesmo uma peça de roupa para resgatar a outra pessoa para a borda. Isso porque a pessoa que está se afogando se desespera e tende a puxar a outra para o fundo. “Se pular na água para tentar salvar uma vida a pessoa pode acabar se tornando outra vítima”, alertam os bombeiros.

De acordo com os bombeiros, as crianças menores de 10 aos e pessoas com mais de 50 anos são as principais vítimas. A corporação recomenda muita cautela e atenção antes de entrar em piscinas, rios, lagos ou lagoas. No caso das piscinas, a recomendação é que que as pessoas freqüentem apenas clubes que tenham o certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros e que tenham a presença de, no mínimo, dois guarda-vidas a cada 500 metros quadrados de água, exigido por legislação.

Evitar de nadar sozinho é outro cuidado que deve ser adotado, porque cãibras ou cansaço podem fazer a pessoa perder a força e se afogar. Em rios, o risco é maior, principalmente devido à força da correnteza e também pela profundidade. Neste caso, a corporação aconselha que crianças somente entrem em rios rasos e acompanhados de responsáveis maiores de idade e que saibam nadar. Também é aconselhável evitar sair das margens do rio. Crianças devem estar sempre equipadas com bóias ou flutuadores para aumentar a segurança.

Outra orientação é evitar brincadeiras ‘caldos’, ‘trotes’ ou ‘saltos’. A profundidade de um rio ou de uma piscina muitas vezes é pequena e saltos podem machucar ou atém mesmo contribuir para um possível afogamento. Os conhecidos ‘trotes’ e ‘caldos’ podem também ser fator de risco para afogamento, principalmente para crianças pequenas. Essas dicas valem também para lagos e lagoas.

A ingestão de bebida alcoólica combinada com a água também pode trazer resultados desastrosos porque, além de comprometer o reflexo, a bebida acaba desinibindo a pessoa e encorajando ela a ultrapassar limites.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)