Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/02/2004 14:47

Morte súbita é responsável por um terço dos óbitos

Lourival Macedo/ABr

A doença das coronárias e a doença de chagas são responsáveis por um terço dos óbitos no Brasil. E desse total, 10% são de mortes súbitas. A afirmação foi feita pelo médico cardiologista Geniberto Paiva Campos, do Procar - Cardiologia e Cirurgia Cárdio Vascular de Brasília - ao programa “Falando Francamente”, da Rádio Nacional da Amazônia.

A morte súbita pode ocorrer em pessoas sadias, e acontece num período de 24 horas, sem apresentar causa aparente, quando o indivíduo está geralmente bem, desfalece e, em seguida, morre. Essa situação é conhecida como Síndrome da Morte Súbita e pode ter várias causas. Para o cardiologista, a principal delas é a doença do coração, ou doença das coronárias, que atinge pessoas em todo o mundo.

“O infarto do miocárdio pode provocar a morte súbita, a doença de chagas também pode provocar. E tem a morte súbita, que a gente chama de morte elétrica, em que o indivíduo aparentemente está bem e de repente ocorre uma alteração no ritmo do coração, levando-o à morte”, disse o médico Geniberto, ao relacionar três condições que, basicamente, respondem pela morte súbita.

Segundo o cardiologista, ninguém deve fazer exercícios físicos sem consultar um médico, para fazer uma avaliação do sistema cárdio-respiratório e saber as condições pulmonar, respiratória e vascular. Geniberto Campos adiantou que às vezes algumas doenças mais complexas podem alterar a condição do indivíduo no dia-a-dia e na prática esportiva e, por isso, é bom fazer um exame clínico para saber se o coração está funcionando bem.

“Deve ser feito no mínimo um eletrocardiograma e, depois, pode-se fazer outros tipos de exames, como os testes hergonométrico e espirométrico para avaliar as condições respiratórias e um ecocardiograma”. Para o cardiologista, esses exames ajudam bastante o médico e o atleta de alta performance ou o de fim-de-semana. Ele recomenda que pelo menos uma vez por ano as pessoas submetam-se a uma avaliação física, principalmente as que têm mais de 40 anos, idade em que os exames passam a ser obrigatórios.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)