Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Morte de macacos faz MG iniciar vacinação no norte

Mariana Jungmann /Agência Brasil - 08 de janeiro de 2008 - 20:56

Brasília - A Secretaria de Saúde de Minas Gerais liberou 140 mil doses de vacina contra febre amarela para 13 muncípios que fazem fronteira com Goiás e Distrito Federal. A ordem para a vacinação foi dada depois que a Gerência Regional de Saúde de Unaí, no noroeste mineiro, recebeu notificação sobre a morte de 11 macacos e micos mortos na região.

Os municípios onde será iniciada a vacianção são: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Natalândia, Paracatu, Riachinho, Unaí e Uruana de Minas.

A primeira morte foi detectada ontem (7). Segundo especialistas em saúde, a cada cinco ou sete anos há surtos de febre amarela no meio animal, conforme ocorre periodicamente – aproximadamente cinco a sete anos entre um ciclo e outro da doença – no meio animal.

Assim, quando são detectadas as mortes de muitos macacos numa mesma região (fenômeno conhecido como epizootia), a Secretaria de Saúde local fica em alerta sobre a doença e procura imunizar a população para evitar que pessoas que entrem em contato com o ambiente silvestre se contaminem.

Mesmo assim, ainda não há confirmação de que os macacos encontrados mortos em Goiás e no Distrito Federal e em Minas Gerais foram contaminados pelo vírus amarílico – responsável pela doença.

Além dos animais, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais registrou também a internação de um agricultor de 49 anos com suspeita de febre amarela em um hospital de Belo Horizonte. O homem é morador da cidade de Acrelândia (AC).



SIGA-NOS NO Google News