Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mortalidade está associado a número de dentes remanescentes em idosos

Portal APCD - 30 de julho de 2015 - 14:00

Uma série de estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Niigata, no Japão, tem mostrado uma ligação entre a perda de dente e a mortalidade. Os cientistas então examinaram a cavidade oral de 569 idosos saudáveis de 70 anos, sendo assim a evidências apresentaram que manter uma boa saúde oral e ter mais dentes em uma idade mais avançada pode ser um indicador de longevidade. O estudo apresentou que o risco de mortalidade foi associado com o número de dentes remanescentes.

O estudo, intitulado "Número de dentes e cerca de 5 anos na mortalidade da população idosa", foi publicado na edição de junho da revista Community Dentistry and Oral Epidemiology.

Durante um período de acompanhamento de cinco anos, 25 participantes morreram (4,4%). Os pesquisadores observaram que indivíduos com 20 dentes ou mais tiveram uma taxa de mortalidade significativamente menor (2,5%) em comparação com aqueles com 19 dentes ou menos (6,1%). No geral, os dados indicaram que houve 4% de aumento na taxa de sobrevivência de cinco anos adicionais por dente retido com a idade de 70 anos, relataram os pesquisadores. "Os achados do presente estudo sugerem que manter mais dentes pode ser um indicador útil para a longevidade das pessoas mais velhas," concluíram.

SIGA-NOS NO Google News