Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Morreu José Garcia Neto, o último governador do MT uno

24horasnews - 20 de novembro de 2009 - 09:40

O colunista Manoel Afonso se encontrou com Garcia Neto, na Chapada dos Guimarães, ano passado
O colunista Manoel Afonso se encontrou com Garcia Neto, na Chapada dos Guimarães, ano passado

Faleceu na manhã desta sexta-feira, aos 87 anos, o ex-governador José Garcia Neto, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) ocorrido de sábado, dia 14 para domingo, dia 15. Ele estava internado no Hospital Jardim Cuiabá. Engenheiro civil , Garcia Neto deixa esposa e três filhos. O velório será realizado na Capela Jardins a partir das 12h, e o enterro ocorre no Cemitério da Piedade, às 17h30.

Garcia Neto foi o último governador de  um Mato Grosso que unia o próprio Mato Grosso e o que é hoje Mato Grosso do Sul. Na época, uma das maiores polêmicas que se constituiu no Estado, especialmente depois que declarou ter recebido aval do Governo de Ernesto Geisel de que o Estado não seria dividido. E foi.  Em 1978 foi candidato a senador mas figurou apenas como primeiro suplente de Benedito Canelas ao final da apuração.

Filho de Antônio Garcia Sobrinho e Antônia Menezes Garcia, Garcia Neto era graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Bahia em 1944. Em Sergipe foi diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e também do Departamento de Saneamento. Funcionário do Ministério da Fazenda, migrou para Mato Grosso e se estabeleceu como professor da Escola Técnica de Cuiabá e sócio de uma construtora, além de ter dirigido o Departamento de Obras.

Em 1954 foi eleito prefeito de Cuiabá pela UDN exercendo cumulativamente o cargo de presidente da Associação dos Municípios da Amazônia Mato-Grossense e em 1960 foi eleito vice-governador do estado (UDN) na chapa de Correia da Costa para um mandato de cinco anos. Filiado a ARENA foi eleito deputado federal em 1966 e 1970 e em 1974 foi indicado governador de Mato Grosso pelo presidente Geisel.

SIGA-NOS NO Google News