Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Morre um dos mais famosos comunicadores do Brasil

01 de março de 2008 - 19:39

Haroldo de Andrade, 73 anos, morreu hoje no Rio de Janeiro, às 15h20(MS). Um dos mais conhecidos comunicadores do Brasil, trabalhou por 45 anos na Rádio Globo. Em 2005 inaugurou a sua própria emissora, com o nome Rádio Haroldo de Andrade.

Veja o que diz a Wikipédia sobre Haroldo de Andrade:

Haroldo de Andrade Silva, (Curitiba, 1 de maio de 1934 - Rio de Janeiro, 1 de março de 2008) foi um empresário e radialista brasileiro.

Um dos mais importantes e consagrados comunicadores do rádio, Haroldo começou ainda criança no serviço de alto-falantes de um parque de diversões em sua cidade natal. Foi nesta ocupação que foi convidado para atuar em uma estação radiofônica.

Na década de 50 começou a trabalhar na Rádio Mauá do Rio de Janeiro onde alcançou o sucesso. Na emissora, Haroldo lançou o Musifone, o primeiro programa interativo do rádio brasileiro. A atração logo alcançou o primeiro lugar na audiência.

A televisão também se rendeu ao talento do comunicador. Haroldo trabalhou nas emissoras TV Excelsior, TV Tupi e na TV Globo.

Haroldo marcou gerações de ouvintes cariocas com o seu programa matinal na Rádio Globo, que o demitiu em julho de 2002 sem que ele pudesse se despedir de seu público. A razão da demissão foi o fato de Haroldo não concordar que seu programa fosse transmitido em rede nacional de rádio.

Segundo informa o site Preserve o Rádio AM, em 1977 Haroldo de Andrade recebeu o prêmio de Melhor Programa da América Latina, no 10º Fórum Internacional de Programação de Rádio. No mesmo ano, a Billboard apontou Haroldo de Andrade a Maior Personalidade no Ar. Na comemoração dos 30 anos de liderança na Rádio Globo, Haroldo ganhou uma placa comemorativa do Ibope pelo recorde nacional de audiência. A Rádio Globo do Rio de Janeiro tem uma potência grande, que permite a rádio ser ouvida em várias partes do país, além de ser transmitida também em ondas curtas.

A saída da Rádio Globo não desanimou o velho comunicador. Juntando todas as economias de sua vida e vendendo sua empresa de marketing, Haroldo deu seu mais ousado passo ao fundar a sua própria emissora, a Rádio Haroldo de Andrade. Inaugurada em novembro de 2005, a Rádio logo conquistou uma posição de destaque no ranking das emissoras AM no Rio de Janeiro.

A partir de 2007, diversos problemas de saúde obrigaram Haroldo de Andrade a se afastar dos microfones. Após um breve retorno ainda naquele ano, a necessidade da colocação de um marca-passo e problemas decorrentes da diabetes afastaram definitivamente o comunicador dos microfones. Haroldo de Andrade faleceu no dia 1º de março de 2008, de complicações decorrentes da diabetes e de problemas renais. Atualmente, seu filho mais velho Haroldo Júnior dirige a emissora, enquanto seu irmão Wilson Andrade apresenta o Programa Haroldo de Andrade.

Morreu às 16h20 do dia 01 de março de 2008, no Hospital Pró-Cardíaco, na Zona Sul do Rio, aos 73 anos. Ele estava internado há um mês para tratamento de complicações de diabetes. Ele deixa oito filhos.




SIGA-NOS NO Google News