Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/09/2014 16:38

Morre Sérgio Rodrigues

Paulo Virgilio, Agência Brasil

 

Morreu hoje (1º), no Rio de Janeiro, aos 86 anos, o arquiteto e designer Sérgio Rodrigues, um dos mais importantes nomes do desenho industrial brasileiro no século 20. Ele morreu em casa, de causa não revelada pela família. O velório será quarta-feira (3), das 9h às 14h, no Memorial do Carmo, no Caju, onde o corpo será cremado.

Sobrinho do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980), Sérgio Rodrigues começou a trabalhar com design de móveis nos anos 50 do século passado, em consonância com o estilo modernista dos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Os móveis criados por ele buscavam a identidade nacional tanto nos desenhos quanto no uso de materiais como madeiras brasileiras, couro e palha.

O trabalho mais famoso de Sérgio Rodrigues é a poltrona mole, lançada em 1957 e considerada hoje um dos clássicos mundiais do design de cadeiras. Com estofado em couro encaixado de forma inovadora na estrutura em madeira, a poltrona mole integra atualmente o acervo de design do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), um dos mais importantes do mundo.

Juntamente com outras criações de Rodrigues, a poltrona mole continua sendo produzida até hoje. Além do uso residencial, o mobiliário criado pelo designer está presente em prédios públicos de Brasília, como o Itamaraty, e em embaixadas brasileiras no exterior.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)