Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/06/2008 23:20

Morre Ruth Cardoso

Marco Antônio Soalheiro* /ABr

Brasília - O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), acaba de informar que morreu hoje (24) à noite em São Paulo, no apartamento da família, a ex-primeira-dama Ruth Cardoso, 77 anos, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em decorrência de problemas cardíacos.

“Estamos em luto. Foi uma perda muito grande, irreparável para o partido e para o Brasil”, afirmou Guerra à Agência Brasil.

O deputado Paulo Renato Souza (PSDB-SP) disse que conversou com o ex-presidente hoje pela manhã. Fernando Henrique Cardoso teria lhe dito que Ruth estava bem após ter feito um cateterismo ontem (23). Paulo Renato, que foi ministro da Educação nos dois governos FHC, está a caminho de São Paulo.

O secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), lamentou a morte da ex-primeira-dama e ressaltou a contribuição de Ruth Cardoso para o país. "Ela construiu uma grande teia social em favor da população brasileira", disse referindo-se a programas sociais coordenados por Ruth, como o Comunidade Solidária.

Para o líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal, a dedicação no combate à pobreza e à exclusão social é o principal legado deixado pela ex-primeira-dama.

“A dona Ruth foi a maior ativista dos programas de inclusão social no Brasil. Ela mobilizou a sociedade e o governo para a emancipação de nossa gente”, afirmou Aníbal.

Antropóloga com pós-doutorado na Universidade de Columbia em Nova York, Ruth Cardoso destacou-se nos oito anos do governo do marido Fernando Henrique como fundadora do projeto Comunidade Solidária, criado para combater a pobreza e a exclusão social.

Ruth Cardoso nasceu em 19 de setembro de 1930 na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo. Foi professora da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Atualmente, integrava o conselho diretor da organização Comunitas, criada para dar continuidade aos projetos do Comunidade Solidária.

Ontem (24), Ruth Cardoso tinha recebido alta de uma internação de quatro dias, no Hospital Sírio Libanês. Ela estava hospitalizada por causa de dores no peito.

Em virtude da morte, o PSDB cancelou as comemorações do aniversário de 20 anos do partido que aconteceriam amanhã (26), no plenário do Senado.

* Colaborou Marcos Chagas

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)