Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Morre o Padre Ângelo Venturelli

Shislaine Vieira/Campo Grande News - 20 de maio de 2006 - 09:22

Um dos fundadores do Museu do Índio de Campo Grande, Padre Ângelo Venturelli, 90 anos, morreu ontem por volta das 18h30 na Santa Casa, onde estava internado por complicações de uma anemia há quase uma semana.
Venturelli vivia na Capital há aproximadamente 60 anos ajudou a fundar o Museu Dom Bosco – o Museu do Índio. Ele, que era um dos padres mais antigos da cidade, já foi diretor da Rádio Educação Rural e celebrava missas na capela da Santa Casa. Escreve vários livros sobre os índios. Sua última obra, inacabada, versava sobre a cultura da tribo Boróro. Ele também ajudou a fundar a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).
Em 1.958, conforme o portal do Museu Dom Bosco, Pe. Venturelli recomeçou a agitar, em Campo Grande, a bandeira da Faculdade de Filosofia, solicitando a colaboração do Pe. Félix Zavattaro. Assim, Pe. Venturelli ficou encarregado da parte social, burocrática e de propaganda e o Pe. Félix encarregado de redigir o Regimento interno, ambos auxiliados por Dr. Cleómenes Nunes da Cunha, leigo, que tem, na história das faculdades, muitos méritos devido à valiossíma colaboração, desde a participação na Enciclopédia Bororo até a implantação da Faculdade de Filosofia e de Direito.
O corpo do padre Venturelli está sendo velado na Chácara São Vicente, ao lado da UCDB.

SIGA-NOS NO Google News