Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/01/2010 07:25

Morre Nhonhô Tamarineiro, o ultimo coronel da política de MT

Diário de Cuia bá, Angela Jordão

Mato Grosso perdeu um mito da política regional: Nhonhô Tamarineiro, o último “coronel” de Mato Grosso. Osvaldo Botelho de Campos, o Nhonhô Tamarineiro, faleceu ontem, em Cuiabá, as vésperas de completar 90 anos (que ele faria no dia 5 de março). Mesmo sem nunca ter exercido um mandato político, ele foi um dos grandes articuladores da política mato-grossense, entre os anos de 1950 a 1980.

Nhonhô Tamarineiro era conhecido como coronel, mas um “coronel do bem”, ressalta seu filho, Nereu Botelho, ex-prefeito de Várzea Grande. Nhonhô nunca concorreu em eleições ou cargos políticos, mas foi um sábio articulador político e responsável pelo surgimento de lideranças em Mato Grosso. Um dos palcos de suas histórias foi a cidade de Nossa Senhora do Livramento, especificamente o bolixo Tamarineiro.

Osvaldo Botelho de Campos foi um dos fundadores da UDN em Mato Grosso, em 1945, juntamente com Nunes Rocha, Garcia Neto, Fernando Corrêa e outros nomes de destaque na política regional. Ao longo de sua vida política protagonizou os grandes embates travados entre UDN, PSD e PTB.

Nhonhô tinha a força de transferir votos para todos aqueles que apoiava. Seu sobrinho, Nelson Ramos, foi deputado estadual por quatro mandatos, de 63 a 79. Na prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, dizem que ele colocava quem bem entendesse. Seu irmão Gonçalo Botelho de Campos foi prefeito de Várzea Grande e deputado estadual por duas legislaturas, de 51 a 59. E o filho, Nereu Botelho, elegeu-se prefeito de Várzea Grande e deputado estadual.

“Meu pai apoiava os amigos. Nunca foi candidato, porque não quis, mas sempre deu apoio aos amigos. Dava conselhos, orientava, até o fim de sua vida”, explica Nereu Botelho. O filho conta que o pai militou na política até 1982, quando, oficialmente disse estar passando seu legado para o filho Nereu, que concorreu pela primeira vez a prefeito de Nossa Senhora do Livramento.

Ontem, lideranças políticas de diferentes correntes compareceram ao velório e exaltaram as qualidades de Nhonhô. Entre eles, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Branco de Barros, para quem a perda foi irreparável. Nhonhô Tamarineiro era padrinho de batismo de Branco de Barros. “Ele sempre soube orientar a todos. Era nosso conselheiro quando tínhamos dúvidas ou dificuldades. Sempre ouvi seus conselhos, até mesmo quando já atuava no TCE”, explica Branco de Barros.

A deputada federal (PSDB) Thelma de Oliveira lembrou que Osvaldo Botelho de Campos não foi apenas uma liderança, mas foi um formador de lideranças. “Ele e sua família trabalharam muito pelo crescimento de Mato Grosso, não só como político, mas também como empresário. Seus filhos continuaram a seguir seu legado”.

Para o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), Nhonhô Tamarineiro foi um exemplo de liderança por sua coerência política. “Ele sempre militou em um mesmo partido. Foi um político que norteou seus ideais com coerência, deixando uma grande lição de liderança”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)