Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Morre Maria Sem Troco

Richelieu de Carlo, Campo Grande News - 24 de setembro de 2017 - 18:01

Morreu, na madrugada deste domingo (24), aos 83 anos, dona “Maria Sem Troco”, professora, comerciante, símbolo imaterial de Rochedo, município a 74 km de Campo Grande. Em luto, a prefeitura da cidade determinou que não haverá aula, nesta segunda-feira (25), em nenhuma escola do município.

Nascida Maria José da Luz Lira, “Maria Sem Troco” era a comerciante mais conhecida de Rochedo, e virou personagem da cidade. Ficou famosa por ser dona de uma bar que sequer tinha nome e nunca tinha troco, onde a regra era simples: ou o cliente gastava os trocados no bar ou recebia em balas ou doces.


“Mesmo em uma cadeira de rodas sempre se fazia presente na maioria dos eventos da cidade, no último carnaval ela se alegrou com a sugestão de criar um bloco com o seu nome”, divulgou em nota de pesar o prefeito de Rochedo, Juninho Ribeiro (PSDB). “Foi a cidadã Rochedense que mais apareceu na mídia, levando assim, o nome e história do nosso município além das nossas divisas”.


"Maria Sem Troco", inclusive teve sua história contada pelo Lado B, graças ao seu hábito de não devolver o troco aos clientes.


O apelido “sem troco”, dona Maria dizia ter recebido de um antigo delegado da cidade vizinha, de Corguinho; nunca se incomodou com o nome curioso e que já lhe rendeu diversas homenagens. Um professor já fez poema sobre ela e até em música do compositor Béko Santanegra a Maria Sem Troco é citada.


“Hoje, somos nós que nos despedimos desta figura tão amada e querida que, certamente, tem suas páginas garantidas no livro da nossa história”, conclui a nota da Prefeitura de Rochedo. O corpo foi sepultado na tarde de hoje em Rochedo.

SIGA-NOS NO Google News