Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/11/2009 18:53

Morre Gabriel Müller, um dos homens ilustres de MT

24horasnews

Mato Grosso perde hoje um de seus mais valorosos filhos. Gabriel Júlio de Mattos Müller faleceu nesta quinta-feira aos 83 anos. O velório será na Capela dos Jardins, Sala das Orquídeas. O sepultamento acontecerá nesta sexta-feira. O horário e local ainda não foram informados. A Federação Matogrossense da Agricultura (Famato) amato decretou luto oficial de três dias, sendo que, nesta sexta-feira, não haverá expediente.

Gabriel nasceu em Três Lagoas (MS), em 11 de outubro de 1925 e veio para Cuiabá com 2 anos de idade. O pai, Fenelon Müller, cuiabano, era engenheiro civil da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Formou-se em Agronomia pela atual Universidade Federal de Lavras. Casado com Oacy Americana das Neves Muller, teve três filhos: Analzita das Neves Muller, Fenelon Müller Neto e Antonio Gabriel das Neves Muller.

Foi presidente da Fundação de Desenvolvimento do Pantanal percussora da atual Secretária Estadual de Meio Ambiente (SEMA), secretário de Estado de Trabalho e presidente da Companhia de Desenvolvimento de Mato Grosso (Codemat). Na direção do órgão, chefiou projetos que se destacaram, entre eles, a construção do Estádio Verdão, em Cuiabá, e de seu similar, o Morenão, em Campo Grande. À época do Programa Integrado de Desenvolvimento do Brasil (Polonoroeste) que pavimentou as rodovias 163 e 364, participou enquanto representante de companhia estadual parceira da União.

Ainda na nesta função, comandou a legalização fundiária da região de Cáceres, dando origem a cidades como Mirassol, Quatro marcos e Araputanga e Projeto Aripuanã, que comercializou dois milhões de hectares e originou cidades com Alta Floresta, além do projeto Juína, que colaborou na colonização do Norte de Mato Grosso. Também teve participação na abertura da Transpantaneira, em Poconé.

Na vida sindical, Gabriel Muller presidiu a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e foi um dos fundadores de sua co-irmã de Mato Grosso do Sul (Famasul). Já a sua carreira política teve início logo cedo. Ainda estudante, Gabriel foi eleito vereador por Lavras (MG), na década de 40. De volta a Mato Grosso, comandou a Prefeitura de Várzea Grande de 27.07.1965 a 20.09.1966 e foi suplente de deputado estadual pela antiga Arena na 6º Legislatura de 1967 a 1971, chegando a assumir o cargo. Também foi governador distrital do Rotary Club, onde militou defendendo causas sociais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)