Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Morre ex-presidente da Venezuela

Renata Giraldi, Agência Brasil - 27 de dezembro de 2010 - 07:45

Brasília - O ex-presidente da Venezuela Carlos Andrés Pérez, de 88 anos, será enterrado na próxima quarta-feira (29) no Cemitério Our Lady Of Mercy, em Miami, nos Estados Unidos. Pérez morreu no último sábado (25), em consequência de uma parada cardíaca, na Santa Casa de Misericórdia em Miami, depois de passar mal em casa. Há sete anos, ele tentava se recuperar de um acidente vascular cerebral.

As informações são da agência oficial de notícias da Argentina, a Telam, e da Agência Pública de Notícias do Equador e da América do Sul (Andes). Pérez foi presidente da Venezuela em dois períodos - de 1974 a 1979 e 1989 a 1993.

Em fevereiro de 1992 houve uma tentativa de golpe militar, liderada pelo então tenente-coronel Hugo Chávez, para retirar Pérez do poder. Outra tentativa ocorreu em novembro daquele ano, liderada pelo almirante Hernán Odremán Gruber, quando foi bombardeado o Palácio de Miraflores, sede do governo.

Em 1993, Pérez foi deposto pelo Congresso, que o acusou de desviar recursos públicos a fim de ter US$ 12 milhões para uma rodada de fundos destinados à segurança do então presidente da Nicarágua, Violeta Chamorro. Ele foi condenado pela Corte Suprema a dois anos e quatro meses de prisão domiciliar.

No período em que esteva refugiado na República Dominicana, Pérez foi julgado por um tribunal distrital que determinou sua prisão. Houve um pedido de extradição, que não foi atendido pelo governo dominicano. Pouco depois ele se mudou para Miami, onde sofreu um acidente vascular cerebral que o deixou parcialmente incapacitado.

Pérez viveu também em Cuba e tentou retornar para a Venezuela duas vezes, uma delas secretamente. Foi parlamentar e quando reeleito para seu último mandato presidencial - no período de 1989 a 1994 com 52,91% dos votos – teve o governo marcado por protestos contidos por ações de repressão lideradas por policiais e pelas Forças Armadas. O segundo mandato dele foi chamado de \"Caracazo\". Houve denúncias de violações dos direitos humanos.

Edição: Juliana Andrade

SIGA-NOS NO Google News