Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/08/2008 14:34

Morre em São Paulo o ex-ministro Olavo Setúbal

Maria Eugênia Castilho/ABr

São Paulo - O ex-ministro das Relações Internacionais no governo José Sarney, Olavo Egydio Setúbal, morreu hoje (27), aos 85 anos, de insuficiência cardíaca. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês.

O velório será realizado no Centro Empresarial Itaúsa, no Jabaquara, em São Paulo, a partir das 16h até às 10h de amanhã (28). O corpo será cremado nesta quinta-feira, em cerimônia só para a família.

Filho do escritor e poeta Paulo Setúbal e de Francisca de Souza Aranha Setúbal, Olavo perdeu o pai aos 14 anos, passando a contar com as orientações e cuidados de seu tio Alfredo Egydio de Souza Aranha, fundador do Banco Federal de Crédito, atual Banco Itaú. Atualmente, Setúbal presidia o grupo Itaúsa, holding que controla a instituição financeira Itaú.

Paulistano, nascido em 16 de abril de 1923, o banqueiro e político formou-se engenheiro mecânico-eletricista, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), e logo depois começou a trabalhar como professor-assistente no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Assim que conseguiu juntar seus primeiros US$ 10 mil, Olavo Setúbal fundou, em 1947, com seu colega de turma Renato Refinetti, a companhia Artefactos de Metal Deca Ltda. Em 1953, a companhia adquiriu uma indústria de válvulas de descarga. O sucesso foi tamanho que logo seu tio Alfredo chamou-o para salvar o Banco Federal de Crédito, então com problemas financeiros.

Olavo Setúbal percebeu que a rápida expansão do Federal de Crédito só seria viável com a fusão ou incorporação de outros bancos, adquirindo assim o Itaú. A fusão Federal-Itaú foi concretizada em 2 de janeiro de 1965. Em dez anos, entre 1965 e 1975, a instituição cresceu com importantes fusões, aquisições e incorporações, como as dos bancos Sul-Americano, América, Aliança e Português do Brasil.

No início de 1975, assumiu a Prefeitura de São Paulo a convite do governador Paulo Egydio Martins.

De volta ao banco em 1979, Olavo assumiu a presidência do Grupo Itaú. José Carlos Moraes Abreu permaneceu como diretor-geral.

Atuou ao lado de Tancredo Neves, articulando a criação do Partido Popular (PP). Convidado pelo presidente eleito, Tancredo Neves, em 1985, Olavo Setúbal foi nomeado ministro das Relações Exteriores, deixando sua marca em importantes iniciativas, como a que deu origem ao Mercosul. Após um ano, decidiu abandonar definitivamente a vida pública e retomar suas atividades no Itaú.

Olavo Setúbal deixa a esposa, Daisy, e os filhos Paulo, Maria Alice, Olavo Jr., Roberto, José Luiz, Alfredo e Ricardo, além de 19 netos.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)