Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Morre em Cuiabá por câncer o ex-deputado Renê Barbour

26 de novembro de 2007 - 15:46

Morre em Cuiabá por câncer o ex-deputado Renê Barbour
Redação 24HorasNews


Faleceu na madrugada desta segunda-feira em Cuiabá o ex-deputado Renê Barbour, 82 anos. Ele foi um dos políticos com maior número de mandatos parlamentares no Estado: cinco. O ex-parlamentar que em 2006 não quis disputar um novo mandato para a Assembléia Legislativa devido a um câncer estava em tratamento médico em Cuiabá e não resistiu à doença.

O corpo de Renê Barbout, foi velado das 9 horas às 12 horas, no salão principal da Assembléia Legislativa e depois foi transladado à cidade de Barra do Bugres, seu reduto eleitoral e onde fez sucesso como empresário e usineiro de cana.

Barbour foi o único político a atuar nas três sedes do Poder Legislativo. Em 2005 recebeu uma homenagem dos parlamentares em virtude ao trabalho que vem desenvolvendo por Mato Grosso, desde a década de 60, quando exerceu seu primeiro mandato. Seu nome passou a fazer parte da estrutura física da nova sede da Assembléia, dando seu nome ao auditório 2 do Legislativo.

Barbour ficou conhecido pela diplomacia com que atuava no Legislativo e a característica de articulador, devido ao bom trâmite entre as lideranças políticas, que o levou a ser líder do governo Dante de Oliveira (PSBD) e do atual governador Blairo Maggi (PPS). Quando Iraci França assumiu o Governo do Estado brincou: “Foi líder de três governos. Entre eles, da primeira mulher a governar o Estado”.

Depois que deixou a líderança de Governo, passou a atuar como articulador de projetos e benefícios, principalmente para a região do Médio Norte. Entre as lutas de Barbour em 2005, destaca-se a ampliação da Unemat. O parlamentar apresentou dois projetos para instalação da Instituição em Arenápolis e São José do Rio Claro. Nessa área, ainda, também apresentou uma proposição que autoriza as escolas públicas estaduais a fornecerem merenda escolar aos alunos no período de férias escolares.

Renê nasceu no município de São José do Rio Preto (SP), em 11 de outubro de 1925, filho de Elias Barbour e Matilde Aueb Barbour. Ele foi um dos fundadores e vereador do município de Jales, onde iniciou a carreira política ainda jovem, aos 20 anos de idade, quando foi eleito vereador na cidade. Derpois, foi presidente do Legislativo daquela cidade. Casou-se com Maria Aparecida Junqueira Franco, com quem teve três filhos – Sarah, Renê e Juliana. Graduado em Ciências Contábeis, foi agropecuarista e industrial.

No Legislativo de Mato Grosso, ingressou eleito pelo PTB na 5ª Legislatura (1963/1967). Reeleito pela ARENA presidiu a casa no segundo biênio da 6ª Legislatura (1967/1971). Empreendedor e formador de fazendas, Barbour foi o idealizador da Usina Barrálcool, que emprega cerca de 2,5 mil pessoas e responde por 80% do ICMS do município de Barra do Bugres.

SIGA-NOS NO Google News