Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/01/2015 22:44

Morre Chico de Assis

Camila Maciel, Agência Brasil

O dramaturgo Francisco de Assis Pereira, o Chico de Assis, 81 anos, morreu na tarde de ontem (3) na capital paulista em decorrência de um infarto fulminante. 

De acordo com o ator e autor de teatro, Oswaldo Mendes, amigo do dramaturgo há pelo menos 50 anos, o corpo de Chico de Assis foi encontrado no apartamento dele no Jardins, onde morava sozinho. Ele conta que a filha foi ao local depois de tentar falar com o pai ao telefone e já o encontrou morto. “É uma grande perda para o teatro e para o Brasil”, declarou.

Mendes lembra que, neste ano, o Teatro de Arena completaria 60 anos. “Estamos prevendo comemorações. Infelizmente, não teremos ele aqui conosco, mas ele certamente estará presente de alguma forma”, lamentou. Hoje, o teatro, fundado em 1955, é administrado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Chico de Assis nasceu em São Paulo em 1933 e iniciou a carreira como ator de rádio em 1953. Em mais de 60 anos de carreira, trabalhou como ator, dramaturgo, compositor e diretor. Ele entrou para o Teatro de Arena em 1958 e, naquele mesmo ano, integrou o elenco de A Mulher do Outro, de Sydney Howard, com direção de Augusto Boal, e de Eles não Usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri, dirigido por José Renato – fundador e diretor do teatro.

O dramaturgo foi um dos fundadores do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena. De acordo com a Funarte, o evento marca a história do teatro brasileiro com um movimento de aproximação da realidade popular e de valorização de autores nacionais. Nessa época, ele escreve O Testamento do Cangaceiro, encenado em 1961, tendo Boal como diretor.

No ano passado, Chico de Assis recebeu a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Ministério da Cultura, que homenageia personalidade brasileiras e estrangeiras por contribuições à cultura nacional. A 20ª edição do prêmio concedeu a honraria a quatro instituições e 26 personalidade, entre elas o dramaturgo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)