Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Morre Chico de Assis

Camila Maciel, Agência Brasil - 04 de janeiro de 2015 - 22:44

O dramaturgo Francisco de Assis Pereira, o Chico de Assis, 81 anos, morreu na tarde de ontem (3) na capital paulista em decorrência de um infarto fulminante.

De acordo com o ator e autor de teatro, Oswaldo Mendes, amigo do dramaturgo há pelo menos 50 anos, o corpo de Chico de Assis foi encontrado no apartamento dele no Jardins, onde morava sozinho. Ele conta que a filha foi ao local depois de tentar falar com o pai ao telefone e já o encontrou morto. “É uma grande perda para o teatro e para o Brasil”, declarou.

Mendes lembra que, neste ano, o Teatro de Arena completaria 60 anos. “Estamos prevendo comemorações. Infelizmente, não teremos ele aqui conosco, mas ele certamente estará presente de alguma forma”, lamentou. Hoje, o teatro, fundado em 1955, é administrado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Chico de Assis nasceu em São Paulo em 1933 e iniciou a carreira como ator de rádio em 1953. Em mais de 60 anos de carreira, trabalhou como ator, dramaturgo, compositor e diretor. Ele entrou para o Teatro de Arena em 1958 e, naquele mesmo ano, integrou o elenco de A Mulher do Outro, de Sydney Howard, com direção de Augusto Boal, e de Eles não Usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri, dirigido por José Renato – fundador e diretor do teatro.

O dramaturgo foi um dos fundadores do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena. De acordo com a Funarte, o evento marca a história do teatro brasileiro com um movimento de aproximação da realidade popular e de valorização de autores nacionais. Nessa época, ele escreve O Testamento do Cangaceiro, encenado em 1961, tendo Boal como diretor.

No ano passado, Chico de Assis recebeu a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Ministério da Cultura, que homenageia personalidade brasileiras e estrangeiras por contribuições à cultura nacional. A 20ª edição do prêmio concedeu a honraria a quatro instituições e 26 personalidade, entre elas o dramaturgo.

SIGA-NOS NO Google News