Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Morre Backup, recordista mundial de produção de sêmen da raça Nelore

Agrolink - 13 de fevereiro de 2016 - 07:25

A pecuária brasileira acaba de perder seu grande recordista. Morreu, aos 15 anos, Backup, destaque da bateria Nelore da CRV Lagoa, recordista de produção de sêmen com quase 1 milhão de doses produzidas e comercializadas e mais de 450 mil produtos nascidos. O reprodutor também foi líder das avaliações genéticas nos diferentes sumários, tornando-se um ícone das provas.

Proveniente do núcleo PO da seleção da Agro-Pecuária CFM, Backup tem linhagem paterna IZ e Golias e conta com mais de 25 mil filhos avaliados no Sumário PAINT Consolidado 2015. Com MGT de 19,57 na ANCP 2015, além de 9.824 filhos avaliados em 197 rebanhos.

Propriedade de um condomínio formado pela CRV Lagoa em conjunto com Ricardo de Castro Merola, João Roberto Françolin, Pedro Novis e Iporanga Agropecuária, Backup foi descoberto no teste de performance CAT, em 2001, que era realizado nos mesmos moldes do atual Centro de Performance CRV Lagoa. A partir daí, virou sinônimo de eficiência e de recordes, produzindo sêmen desde 2002. Desde então, bateu diversos recordes de produção e comercialização.

“Backup foi o divisor de águas do Nelore moderno, sendo referência nas características econômicas de produção com eficiência. Além de todos os recordes atingidos, ele é considerado como o grande avô materno da atualidade. Suas filhas são de elevada habilidade materna e verdadeiras mães para as suas crias. Na crescente necessidade por fêmeas de reposição, a linhagem Backup é a fonte confiável para todos os rebanhos. Seu nome ficará gravado na história da pecuária nacional” ressalta Ricardo Abreu, gerente de Contas Corte da CRV Lagoa.

O touro foi o número 1 do Sumário PAINT Consolidado 2005. Em 2008, recebeu o troféu Palheta de Ouro, quando ultrapassou as 250 mil doses de sêmen produzidas. Em 2010, atingiu a marca de 415 mil doses produzidas. Pouco mais de um ano depois, em 11 de novembro de 2011, Backup sagrou-se o novo recordista brasileiro de produção de sêmen na raça, com mais de 463 mil doses produzidas. Em outubro do ano passado, na festa dos seus 15 anos, o touro bateu outro recorde: em promoção especial, 80 mil doses comercializadas em apenas um dia.

Para Rodrigo Dias, gerente de produto Corte Zebu da Central, “o touro Backup prova com números sua superioridade genética: são 17 filhos e 7 netos em centrais de inseminação. A elevada acurácia alcançada reflete a segurança e confiança na genética deste reprodutor. Foi, sem dúvidas, um reprodutor que trilhou uma história única de sucesso. É o touro Nelore de maior importância, contribuição genética e econômica para a pecuária brasileira até hoje”, afirma.

A continuidade da genética de Backup está presente através de seus filhos diretos PAINT Frontal, Gurka da Mata da Chuva, Terrantes de CV e por seus netos Interior TE da Bela e Servo Peça Rara, todos com sêmen disponível na CRV Lagoa.

“Descanse em paz, Backup. A pecuária de corte agradece a sua contínua contribuição”, conclui Ricardo Abreu.

Morre Backup, recordista mundial de produção de sêmen da raça Nelore

SIGA-NOS NO Google News