Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Morre arcebispo militar de Brasília

Juliana Andrade/ABr - 14 de novembro de 2005 - 09:26

O arcebispo militar do Brasil, Dom Geraldo do Espírito Santo Ávila, morreu na manhã de hoje (14), aos 76 anos, em Brasília. O religioso, que sofria de câncer há cinco meses, faleceu em casa. De acordo com informações do site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o corpo será velado a partir do meio-dia, na Catedral Militar Rainha da Paz, em Brasília.

O sepultamento será na quarta-feira, na Rainha da Paz, após missa campal de corpo presente, que será celebrada pelo Arcebispo de Brasília, Dom João Bras de Aviz. A celebração está marcada para as 9h30.

Segundo comunicado divulgado pelo Ministério da Defesa, nos próximos dias o Vaticano deve anunciar o nome do novo arcebispo militar do Brasil. Nota da CNBB informa que Dom Ávila estava na função desde 12 de dezembro de 1990. Desde então, de acordo com o Ministério da Defesa, Dom Ávila fez cerca de 1,4 mil viagens por todo o país.

"De personalidade carismática e jeito simples de ser, Dom Ávila ajudou a difundir a fé católica, construir igrejas, capelas e estimulou a construção de escolas", diz o comunicado do ministério. Segundo a nota, a morte do religioso encerra 40 anos de luta e dedicação às Forças Armadas e ao povo de Brasília.

Segundo a CNBB, Dom Ávila foi ordenado sacerdote em 20 de novembro de 1953, nomeado bispo e ordenado em 27 de junho de 1977. A história de Dom Ávila foi marcada pela dedicação aos pobres, com ações "como a distribuição diária de 1,6 mil alimentações (sopa de São Francisco)". O religioso construiu em Brasília a Catedral Militar Rainha da Paz e o Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt.



SIGA-NOS NO Google News