Cassilândia, Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

29/09/2005 07:56

Morre aos 81 anos, em casa, a violeira Helena Meireles

Humberto Marques/Campo Grande News

A música de Mato Grosso do Sul está de luto. Morreu hoje, aos 81 anos, a “dama da viola” Helena Meireles, vítima de parada cardio-respiratória. De acordo com informações da assessoria da Santa Casa de Campo Grande, a violeira estava em sua residência, onde seguiria tratamento após duas internações seguidas, para tratamento de pneumonia aguda nos dois pulmões.

Helena Meireles veio a óbito por volta das 0h30. Familiares entraram em contato com a Santa Casa, para que fossem tomadas as providências necessárias. Espera-se a chegada à Capital de membros da Secretaria de Cultura do Estado (que estão em Corumbá), que vinham prestando assistência à família, para tratar do local do velório e demais providências. Nos últimos dias, a violeira permaneceu no CTI do hospital, mas apresentava franca melhora – inclusive respirando sem o auxílio de aparelhos. Diante do quadro, e obedecendo recomendação médica, Helena Meireles prosseguiria tratamento em casa.

A violeira nasceu em uma fazenda do Pantanal. Desde cedo, demonstrara fascínio pelas violas caipiras, mas a família não deu apoio para que aprendesse a tocar – em diversas entrevistas, a violeira relatara que aprendeu a arte das cordas às escondidas. Aos poucos, ficou conhecida pela região. Aos 17 anos, casou-se por imposição dos pais, abandonando o marido para, pouco depois, viver com outra pessoa, que tocava violão e violino. Separou-se novamente, e passou a se dedicar à viola e ao violão, apresentando-se em bares e feiras. Helena Meireles foi descoberta a partir de uma matéria da revista “Guitar Player”, publicada em 1993, que a considerou uma das “100 mais” por sua atuação em violas de seis, oito, dez e 12 cordas, tendo seu nome citado ao lado de personalidades da música, como B.B. King, Eric Clapton e George Benson, entre outros.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 16 de Agosto de 2017
10:00
Receita do dia
09:19
Cassilândia
Terça, 15 de Agosto de 2017
17:30
Estudos
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)