Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Morre aos 81 anos, em casa, a violeira Helena Meireles

Humberto Marques/Campo Grande News - 29 de setembro de 2005 - 07:56

A música de Mato Grosso do Sul está de luto. Morreu hoje, aos 81 anos, a “dama da viola” Helena Meireles, vítima de parada cardio-respiratória. De acordo com informações da assessoria da Santa Casa de Campo Grande, a violeira estava em sua residência, onde seguiria tratamento após duas internações seguidas, para tratamento de pneumonia aguda nos dois pulmões.

Helena Meireles veio a óbito por volta das 0h30. Familiares entraram em contato com a Santa Casa, para que fossem tomadas as providências necessárias. Espera-se a chegada à Capital de membros da Secretaria de Cultura do Estado (que estão em Corumbá), que vinham prestando assistência à família, para tratar do local do velório e demais providências. Nos últimos dias, a violeira permaneceu no CTI do hospital, mas apresentava franca melhora – inclusive respirando sem o auxílio de aparelhos. Diante do quadro, e obedecendo recomendação médica, Helena Meireles prosseguiria tratamento em casa.

A violeira nasceu em uma fazenda do Pantanal. Desde cedo, demonstrara fascínio pelas violas caipiras, mas a família não deu apoio para que aprendesse a tocar – em diversas entrevistas, a violeira relatara que aprendeu a arte das cordas às escondidas. Aos poucos, ficou conhecida pela região. Aos 17 anos, casou-se por imposição dos pais, abandonando o marido para, pouco depois, viver com outra pessoa, que tocava violão e violino. Separou-se novamente, e passou a se dedicar à viola e ao violão, apresentando-se em bares e feiras. Helena Meireles foi descoberta a partir de uma matéria da revista “Guitar Player”, publicada em 1993, que a considerou uma das “100 mais” por sua atuação em violas de seis, oito, dez e 12 cordas, tendo seu nome citado ao lado de personalidades da música, como B.B. King, Eric Clapton e George Benson, entre outros.

SIGA-NOS NO Google News