Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Morre Almir Gabriel

Político lutava há alguns anos contra enfisema pulmonar

Sistema Difusora - 19 de fevereiro de 2013 - 20:27

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Faleceu, na manhã desta terça-feira (19), aos 80 anos, o ex-Governador do Estado, Almir Gabriel. O velório será no Palácio Lauro Sodré, a partir das 14 horas. O sepultamento será no túmulo da família Gabriel, em Castanhal, nordeste paraense, município de origem do ex-governador, às 11h da manhã da quarta-feira (20). O cortejo deve sair de Belém, duas horas antes.

O estado de saúde de Almir veio piorando ao longo dos anos. Segundo médico e primo do político, José Guataçara Correa, ele foi internado várias vezes e o quadro se agravou no dia 3 de fevereiro, quando ele não conseguia mais respirar. 'Fizemos a entubação dele devido a insuficiência respiratória. Mesmo assim, o quadro foi piorando, o coração entrou em falência e ontem à noite ele apresentou um quadro de hemorragia digestiva. Tentamos de tudo, mas, pela manhã, às 8h, ele não resistiu e faleceu'.


Pelo Twitter, o Governo do Pará lamentou a morte do político: 'O Governo do Estado do Pará lamenta e comunicou oficialmente o falecimento do ex- governador Dr. Almir Gabriel na manhã desta terça feira'.


Quem também lamentou bastante a morte do ex-governador foi o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. 'Tivemos uma convivência muito próxima, produtiva e na qual eu absorvi muito conhecimento para a minha própria vida pública. Almir era um homem íntegro, um grande paraense, um grande brasileiro, foi um prefeito e um governador que deixou muitas realizações e muitas obras. Almir inspira a todos nós e a mim particularmente', declarou.


Desde o ano de 2008, Almir Gabriel passou por várias internações, tanto em São Paulo, onde residia, quanto em Belém, para onde voltou depois dos problemas de saúde. Ex-fumante, ele lutava contra problemas respiratórios em consequência de longos anos de uso do cigarro.

Em 2009 ele voltou a morar em Belém, onde continuou seu tratamento. A última internação aconteceu na semana passada, no Hospital Geral da Unimed. Nos últimos dias houve uma piora em seu quadro respiratório, sendo transferido para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital. Do portal ORM.

SIGA-NOS NO Google News