Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mormo: Sindicato Rural não promoverá mais a tradicional Cavalgada da Expopar

Marcio Seraguci, Tribuna Livre - 14 de maio de 2015 - 21:15

A diretoria do Sindicato Rural de Paranaíba decidiu na tarde desta segunda-feira, 11, em reunião com representantes das comitivas, não realizar a tradicional Cavalgada da Expopar (Exposição Agropecuária de Paranaíba) este ano devido a barreiras sanitárias impostas pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) pelo aparecimento no Estado de Mato Grosso do Sul da doença chamada mormo equino.


No final de abril passado surgiu um caso da doença no município de Bela Vista e a legislação federal, segundo Wilberto Amaral, presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, é muito exigente numa situação desta. Por este motivo, a Iagro baixou uma portaria com uma série de exigências sanitárias. “A principal delas é o exame do mormo equino, e esse exame do mormo equino é um exame que tem de ser tirado o sangue do animal, mandado para São Paulo, demora em torno de dez dias, fica de R$ 110 a R$ 150, dependendo de frete, esta coisa toda”, esclarece Wilberto.


Na reunião de segunda-feira, no Sindicato Rural, com a presença de representante da Iagro e das comitivas, depois de conversarem por mais de 2h, concluíram que numa cavalgada onde participam mais de 1,2 mil cavaleiros fica difícil controlar o acesso de animais nas comitivas. Mesmo que haja um controle na saída da cavalgada, nas esquinas seguintes muitos animais entram na cavalgada sem nenhum controle. Wilberto disse que a Iagro exige que uma única pessoa fique responsável por todos os animais, o que inviabiliza a realização da cavalgada.

NR: Em Cassilândia o presidente do Sindicato Rural, Ademir Cruvinel, disse hoje ao Cassilândia Notícias que pretende manter equídeos no desfile de aniversário da cidade. Vai marcar uma reunião com o representante do Iagro local. Também acha que o valor dos exames pode ser o grande impecilho.

SIGA-NOS NO Google News