Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/05/2015 21:15

Mormo: Sindicato Rural não promoverá mais a tradicional Cavalgada da Expopar

Marcio Seraguci, Tribuna Livre

 

A diretoria do Sindicato Rural de Paranaíba decidiu na tarde desta segunda-feira, 11, em reunião com representantes das comitivas, não realizar a tradicional Cavalgada da Expopar (Exposição Agropecuária de Paranaíba) este ano devido a barreiras sanitárias impostas pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) pelo aparecimento no Estado de Mato Grosso do Sul da doença chamada mormo equino.


No final de abril passado surgiu um caso da doença no município de Bela Vista e a legislação federal, segundo Wilberto Amaral, presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, é muito exigente numa situação desta. Por este motivo, a Iagro baixou uma portaria com uma série de exigências sanitárias. “A principal delas é o exame do mormo equino, e esse exame do mormo equino é um exame que tem de ser tirado o sangue do animal, mandado para São Paulo, demora em torno de dez dias, fica de R$ 110 a R$ 150, dependendo de frete, esta coisa toda”, esclarece Wilberto.


Na reunião de segunda-feira, no Sindicato Rural, com a presença de representante da Iagro e das comitivas, depois de conversarem por mais de 2h, concluíram que numa cavalgada onde participam mais de 1,2 mil cavaleiros fica difícil controlar o acesso de animais nas comitivas. Mesmo que haja um controle na saída da cavalgada, nas esquinas seguintes muitos animais entram na cavalgada sem nenhum controle. Wilberto disse que a Iagro exige que uma única pessoa fique responsável por todos os animais, o que inviabiliza a realização da cavalgada.

NR: Em Cassilândia o presidente do Sindicato Rural, Ademir Cruvinel, disse hoje ao Cassilândia Notícias que pretende manter equídeos no desfile de aniversário da cidade. Vai marcar uma reunião com o representante do Iagro local. Também acha que o valor dos exames pode ser o grande impecilho.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)