Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/02/2010 11:37

Moringa: alternativa para alimentação do gado em época de seca


Árvore de múltiplo uso, resistente a seca, de rápido crescimento e com propriedades medicinais, também utilizada como suplemento alimentar de crianças subnutridas é atualmente fonte de pesquisa para alimentação do gado em época de seca. Essas são apenas algumas das múltiplas aplicações da Moringa (Moringa oleifera) espécie arbórea da família da Moringaceae, originária da índia. Nela tudo é aproveitável: as folhas, ricas em betacaroteno, vitamina C, proteínas, ferro e potássio, e as raízes servem como alimento. Já as sementes produzem óleo e quando trituradas servem para o tratamento de água.



O pesquisador da Embrapa Pantanal, Frederico Olivieri Lisita, há três anos desenvolve pesquisas com forrageiras de alto teor de proteína para alimentação do gado em período de seca, e a Moringa tem se destacado entre as diversas espécies estudadas. Os motivos, são diversos: atinge o ponto de corte para forragem com apenas 6 meses, é de fácil cultivo e, por possuir hastes flexíveis, é de fácil manejo para o corte. Além disso, é uma planta resistente a pragas. Durante o plantio, não são utilizados insumos agrícolas industriais, reduzindo assim o custo de produção.



Atualmente não existem estudos publicados no Brasil da aplicação da Moringa na suplementação alimentar animal. O pesquisador da Embrapa Pantanal desenvolve os experimentos em uma propriedade rural, no assentamento Tamarineiro II - Sul, onde as Moringas são plantadas para avaliação dos resultados. Durante a pesquisa, estão sendo feitos testes de produção de matéria verde e seca, proteínas e fibras de espécies plantadas em diferentes espaçamentos. A previsão é de que os resultados sejam divulgados até o final de 2012.



O proprietário do sítio, José Luiz Rosenes Freitas, conhecido como Zezinho, utilizou a Moringa na última seca para alimentar o gado e aprovou: “a rés não perdeu peso e aceitou bem a forragem, produzida no meu lote entre os meses de novembro a fevereiro, época de maior produtividade da planta”.



Para o pequeno produtor, principalmente nos assentamentos, a forrageira é uma boa opção, já que possui baixo custo de produção e alto rendimento em alimentação de boa qualidade, com uma matéria seca de aproximadamente 22% de proteína. Na região de Corumbá, a Moringa é utilizada misturada com cana de açúcar, para preparação da forragem para o gado.



Período ideal para o plantio



Todos os anos, entre os meses de maio a outubro, os moradores dos assentamentos da região de Corumbá sofrem com a seca e, muitas vezes, chegam a perdem o único bem que possuem: o gado, que morre por falta de alimento. Segundo Lisita, este período de chuvas é o ideal para o plantio da Moringa. Com o plantio antecipado, é possível produzir boa quantidade de forrageiras, suficiente para alimentar o gado em períodos de pouca pastagem. Um dos objetivo do trabalho, desenvolvido nos assentamentos, é conscientizar os moradores apresentando uma alternativa para minimizar os efeitos da seca na criação de gado, por meio da produção de forragem.





Raquel Brunelli

Jornalista – DRT/MS– 113

Área de Comunicação e Negócios

Embrapa Pantanal, Corumbá (MS)

(67) 3234-5958

E-mail: brunelli@cpap.embrapa.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)