Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

30/08/2006 08:34

Morcegos podem transmitir vírus rábico

24horasnews

“Os acidentes com morcegos nem sempre são valorizados pelas pessoas, que deixam de procurar o atendimento médico por julgarem irrelevante a lesão ou por desconhecerem a possibilidade de transmissão a possibilidade de transmissão do vírus rábico por qualquer morcego, inclusive os não hematófogos (vampiros)”, explicou a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Moema Blatt.


Segundo dados do CCZ, neste ano foram diagnosticados dois morcegos positivos para raiva. Um, em janeiro, na região do Porto e em julho, no bairro Cohab Nova. Ambos eram da espécie que se alimenta de insetos.


Segundo Moema Blatt, apesar de não haver epidemia da doença, a população de morcegos é grande na capital. “Portanto, alertamos a população para a necessidade de contactar o CCZ quando encontrarem morcegos caídos ou mortos, pois eles podem ser portadores da raiva”, disse.


A coordenadora lembra, também, que todos devem vacinar seus cães e gatos contra a raiva. A campanha nacional será em outubro, e no CCZ há um posto permanente de vacinação que funciona todos os dias em horário comercial.


Morcegos - os morcegos são mamíferos voadores, tem hábito noturno, se alimentam de néctar, insetos, flores, frutos, roedores, peixes e sangue. Sua ocorrência nas cidades é facilitada pela grande oferta de alimentos variados e pelo número de abrigos (casas, igrejas, prédios e públicos).

Qualquer morcego pode transmitir a raiva que é uma doença fatal na ausência de tratamento apropriado. Por ajudar na reprodução de plantas e formação de florestas, os morcegos são de grande importância para a manutenção dos ecossistemas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)