Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Morcego com vírus da raiva põe CCZ da Capital em alerta

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 15 de setembro de 2006 - 09:59

O laboratório da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) confirmou na última segunda-feira um caso de morcego que portava o vírus da raiva, capturado em plena área urbana de Campo Grande. O caso preocupa o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), que desde o início desta semana vem vacinando, de casa em casa, cães e gatos contra a doença.

Pela proximidade com o homem, os animais domésticos são os que oferecem maior risco, quando contaminados. O vetor da doença é o morcego hematófago – que se alimenta de sangue – também conhecido como vampiro. O morcego encontrado com o vírus da raiva estava no bairro Coopharádio, de acordo com o CCZ. O último caso de morcego contaminado foi confirmado em fevereiro. Na ocasião, o animal foi capturado em bairro nobre, na região do Shopping.

A partir da nova confirmação, o CCZ está alertando moradores da região onde foi encontrado o morcego para que não toque nos morcegos e, se algum cair, jogue um balde sobre ele e acione o centro. Além disso, afirma, a primeira equipe que concluir vacinação em seu bairro de atuação será redirecionada para fazer a imunização naquela região.

A raiva compromete o sistema nervoso e leva à morte. Desde 1968 não há casos humanos da doença em Campo Grande e desde 1988 não há registros de cães doentes.

SIGA-NOS NO Google News