Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Morales quer resolver ''problemas históricos'' com Chile

Juliana Cézar Nunes/ABr - 22 de janeiro de 2006 - 19:26

Há 180 anos, quando conquistou a independência, a Bolívia tinha um território de 2,3 milhões de quilômetros quadrados. Em menos de um século, essa área foi reduzida praticamente à metade (1,1 milhão de quilômetros quadrados) Para o Brasil, os bolivianos perderam parte do que hoje é o Acre. Para o Paraguai, o Chaco, região rica em petróleo.

Mas foi com o Chile que a Bolívia travou o maior embate por terra. Na chamada Guerra do Pacífico (1879-1884), a Bolívia saiu derrotada e perdeu para os chilenos um território do Atacama, a província de Antofogasta, região rica em minerais e que garantia o acesso ao Oceano Pacífico.

Hoje (22), ao tomar posse, o presidente Evo Morales agradeceu a presença do presidente do Chile, Ricardo Lagos, e disse que irá retribuir o gesto indo à posse da presidente chilena eleita, Michelle Bachelet. "Precisamos fortalecer a nossa união e resolver problemas históricos", afirmou Morales. "Considero a presença do presidente do Chile aqui um acontecimento histórico, que revela disposição para retomarmos nossas relações diplomáticas."

SIGA-NOS NO Google News