Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/01/2006 19:26

Morales quer resolver ''problemas históricos'' com Chile

Juliana Cézar Nunes/ABr

Há 180 anos, quando conquistou a independência, a Bolívia tinha um território de 2,3 milhões de quilômetros quadrados. Em menos de um século, essa área foi reduzida praticamente à metade (1,1 milhão de quilômetros quadrados) Para o Brasil, os bolivianos perderam parte do que hoje é o Acre. Para o Paraguai, o Chaco, região rica em petróleo.

Mas foi com o Chile que a Bolívia travou o maior embate por terra. Na chamada Guerra do Pacífico (1879-1884), a Bolívia saiu derrotada e perdeu para os chilenos um território do Atacama, a província de Antofogasta, região rica em minerais e que garantia o acesso ao Oceano Pacífico.

Hoje (22), ao tomar posse, o presidente Evo Morales agradeceu a presença do presidente do Chile, Ricardo Lagos, e disse que irá retribuir o gesto indo à posse da presidente chilena eleita, Michelle Bachelet. "Precisamos fortalecer a nossa união e resolver problemas históricos", afirmou Morales. "Considero a presença do presidente do Chile aqui um acontecimento histórico, que revela disposição para retomarmos nossas relações diplomáticas."

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)