Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Moka diz que assumirá postura de independência

Agência Câmara - 16 de março de 2006 - 19:01

O novo líder do PMDB, deputado Waldemir Moka (MS), informou que pretende ouvir a bancada antes das votações na Câmara de interesse do governo federal. "A bancada quer certamente uma posição de independência. Porém, o governo não precisa ver em mim um homem que será contra, mas um homem independente, que não votará simplesmente 'sim', seguindo orientação da liderança do governo", explicou.
Waldemir Moka substituiu o deputado Wilson Santiago (PB), que foi destituído ontem da função por ter assinado um requerimento pedindo a convocação de uma reunião extraordinária da Executiva Nacional do partido para hoje. O ato foi considerado traição pela ala do PMDB que se opõe ao governo federal e defende candidatura própria para presidente da República nas eleições de outubro.

Prévias
Na opinião de Waldemir Moka, o pedido para a convocação de uma reunião extraordinária da Executiva Nacional tinha a intenção de adiar as prévias do partido para a escolha do candidato à Presidência, marcadas para o próximo domingo (19). "Ele (Wilson Santiago) tinha a obrigação de ouvir a bancada como um todo. O PMDB acha que é o momento de ter candidatura própria. O partido está mobilizado, o partido quer as prévias", afirmou Moka.
O apoio dado por Wilson Santiago à convocação da Executiva do partido irritou o ex-governador do Rio Anthony Garotinho, que se encontrava ontem em Brasília. Garotinho, que ajudou a eleger Santiago, iniciou um movimento para afastar o deputado do cargo. "Quem põe, tira", ameaçou o ex-governador no meio da tarde.
Garotinho e o governador licenciado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, são os dois pré-candidatos do PMDB a presidente.

Anúncio em plenário
O anúncio da mudança de líder foi feito ontem à noite pelo deputado Darcísio Perondi (RS), no plenário da Câmara. Moka teve os votos de 51 dos 82 deputados do partido.
Médico e professor, o novo líder exerce o segundo mandato como deputado federal. Ele já presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da qual continua como integrante titular.


Reportagem - Marise Lugullo/Rádio Câmara
Edição - Noéli Nobre

SIGA-NOS NO Google News