Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/01/2006 14:33

Mofo branco é nova ameaça à soja no Centro-Oeste

Rede Rural

Não é só a ferrugem asiática que atormenta os produtores de soja. Também o mofo branco, que os técnicos chamam de podridão de sclerotinia, também uma infestação por fungos, assusta os agricultores. Quem mais reclama do problema são os produtores da regiã o Sudoeste de Goiás que, ainda no ano passado, tiveram de conviver com grave infestação da doença.

Intriga os especialistas que analisam o problema o fato de a incidência dessa contaminação não ser normal para o clima de Goiás e mesmo para a soja. A doença é considerada ainda mais preocupante que a ferrugem, pois o seu controle é quase impossível.

O mofo branco atinge a planta quando a lavoura já está bem fechada. O fungo se desenvolve no chão e é difícil o defensivo atingi-lo. Preocupados com o problema, os produtores têm aumentado o espaçamento entre as plantas para promover maior incidência de luz solar e assim promover o controle natural, já que o fungo é sensível ao sol. De qualquer forma, o mofo branco tende a ocorrer em lavouras de plantas já em estágio avançado de desenvolvimento.

Brasil deve liderar produção de amendoim na América do Sul

O Brasil deve conquistar a posição de maior produtor de amendoim da América do Sul nos próximos cinco anos. A previsão foi feita pelo vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Carlos Bodini Barion. "De 2002 a 2005 o País passou de importador a exportador do produto, fechando o ano com um superávit superior a US$ 36 milhões", explica o dirigente.

A aposta do vice-presidente da Abicab se baseia no incremento do cultivo de variedades altamente produtivas como a IAC 886 e a Ranner, esta última capaz de produzir até 6 toneladas por hectare, contra 1,8 t das variedades mais antigas.

A disponibilidade de terras para cultivo é outro fator que deverá impulsionar o crescimento da produção, hoje mais concentrada em São Paulo, responsável por 75% da safra brasileira de amendoim. Esta situação decorre do fato de o amendoim ser o cultura preferida pelas usinas de açúcar para fazer a rotação com a cana. Outros estados, como Minas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, têm se mostrado promissores no cultivo do amendoim.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)