Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Módulo - Aprovada a divisão de terras em áreas menores

Agência Senado - 20 de dezembro de 2006 - 07:42

O Senado aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei da Câmara (PLC) 31/04, que permite a divisão de imóveis rurais em áreas menores que a do módulo de propriedade rural - a área do módulo pode variar conforme a região. O autor da proposta é o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR). Já seu relator no Senado foi Osmar Dias (PDT-PR), o qual apresentou parecer favorável à matéria. A matéria vai agora à sanção presidencial.

Na justificação do projeto, Serraglio afirmava que seu objetivo era oferecer "uma segunda fonte de renda" aos trabalhadores rurais volantes - mais conhecidos como "bóias-frias". Para permitir o uso legal de áreas rurais menores que o módulo, o PLC 31/04 prevê o acréscimo de dois parágrafos ao artigo 65 do Estatuto da Terra (Lei 4.504/64).

O PLC 31/04 esteve próximo de ser votado no dia 21 de novembro passado, mas na ocasião o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), solicitou que a matéria retornasse à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para nova apreciação. No requerimento que apresentou nesse dia, Jucá afirmava, entre outros pontos, que a proposta prejudicava o Estatuto da Terra (Lei 4.504/64) e precisava ser aperfeiçoada.

Ricardo Koiti Koshimizu / Repórter da Agência Senado

SIGA-NOS NO Google News