Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Modernização transforma Procon de MS

09 de outubro de 2007 - 15:39

Informatização, interligação com outros órgãos, cursos e novas leis transformaram o Procon de Mato Grosso do Sul em um dos mais modernos do Brasil. “O consumidor está mais respaldado, mais consciente, temos uma equipe ágil e estamos tendo maior respeito por parte dos fornecedores”, garante o superintendente do Procon, Wiliam Douglas de Souza Brito. A transformação do Procon em autarquia ou fundação e a criação de núcleos regionais do Procon estadual são alguns projetos em estudo pelo governo estadual.

Em cinco meses de informatização, o Procon, superintendência ligada à secretaria estadual de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária (Setass), passou a operar ligado ao sistema de todo o Brasil. A média de atendimento diária passou de 54 para 102 consumidores. No total, são 16 atendentes, divididos em dois turnos de trabalho, que passaram por treinamento e cursos.

De maio até agora, 45% das reclamações são em relação aos serviços essenciais (água, energia elétrica, telefonia...),26% assuntos financeiros, 17% produtos (troca, defeito), 10% serviços privados e 2% outros. Do total, 76% foram feitas pessoalmente e 24% por telefone.

Outro dado interessante é que as mulheres foram responsáveis por 52% das reclamações e os homens por 48%. A faixa etária de 31 a 50 anos foi a que mais registrou reclamações durante o período. As pessoas acima de 50 anos e com menos de 20 anos quase não aparecem nas estatísticas.

Atualmente, toda a parte de estatística do órgão está informatizada e é possível obter informações detalhadas sobre as reclamações, como por exemplo, a faixa etária do consumidor e até o bairro com o maior número de pessoas que procuraram o Procon. “Hoje, temos condições de fornecer para uma empresa todos os dados sobre as reclamações recebidas para que o fornecedor realize as adequações necessárias para sanar os problemas”, conta Wiliam, lembrando que também há um controle da média de tempo no atendimento realizado pelos técnicos do órgão.

Com a publicação hoje (09) do decreto número 12.425, que dispõe da apuração de infrações às normas de proteção e defesa do consumidor no Procon, o órgão se tornará mais ágil e menos burocrático. O decreto também cria um cadastro de reclamações fundamentadas em Mato Grosso do Sul e a inclusão também das reclamações no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas (Sindec), além de fixar os valores das multas aplicadas nas infrações, obedecendo a critérios relativos à gravidade da infração, à vantagem auferida e à condição econômica do fornecedor.

Projetos

De acordo com o superintendente do Procon, o governador André Puccinelli já autorizou um estudo para a transformação do Procon em autarquia ou fundação. Desta maneira, o Procon teria maior autonomia administrativa e financeira, além da possibilidade de firmar parcerias e convênios.

Outro projeto em discussão é a criação de núcleos regionais do Procon no interior do Estado. Atualmente, existem apenas 15 municípios que possuem Procon, mas nesse caso são ligados ao Procon/MS. “Estamos fazendo até uma campanha, mas depende de uma decisão política do município. Com os núcleos regionais, queremos estar presentes em todas as cidades do Estado”, finaliza Wiliam.



Ms Notícias

SIGA-NOS NO Google News