Cassilândia, Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

30/06/2005 17:03

Modernização do TCE vai passar por transformação

Luiz Junot

A modernização do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, através da informatização e softwares que vão permitir o controle externo dos órgãos jurisdicionados vai passar necessariamente por um processo de transformação cultural. A afirmação foi feita pelo conselheiro e corregedor do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), Valter Albano, nessa quinta-feira (29.06), em Campo Grande, durante sua palestra de sensibilização e modernização do controle externo.

De acordo com Valter Albano assim como no TCE/MT, Mato Grosso do Sul terá de adotar um modelo administrativo gerencial, com foco em resultados, que é o que a sociedade espera dos órgãos públicos. “Esse também é um desafio para os gestores, que antes enfrentavam escassez de recursos, preocupando-se em aumentar a receita. Hoje, os recursos são limitados cabendo aos gestores saber priorizar sua aplicação, estabelecendo o que vai fazer e o que não vai fazer. Para priorizar é preciso planejar, e para isso, primeiro é preciso desenvolver uma visão estratégica, com competência”.

Segundo o corregedor a visão estratégica dos Tribunais de Contas deve ser o controle externo dos resultados, da gestão dos recursos públicos, tocados como qualquer empresa privada, e seus funcionários devem aderir ao novo formato, e analisados pela sua produtividade. “No caso de Mato Grosso o processo de informatização foi iniciado em 2002, com o apoio e conscientização do próprio colegiado. Hoje, os conselheiros já estão analisando as contas referentes ao exercício de 2004. Ganhamos agilidade com a modernização, e a sociedade pode acompanhar com transparência as contas dos municípios e do Governo do Estado, onde todos saem ganhando”, destaca.

Durante uma hora e meia, Valter Albano fez uma explanação para mais de 200 servidores sobre todo o processo de integração visando a modernização, passando pelo foco em tecnologia e capacitação, até a reestruturação das carreiras, cargos e salários, com redução de três carreiras e quatro cargos. O foco principal foi o fortalecimento da área fim, com o início do processo de racionalização da área meio.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 16 de Agosto de 2017
10:00
Receita do dia
09:19
Cassilândia
Terça, 15 de Agosto de 2017
17:30
Estudos
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)