Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

30/06/2005 17:03

Modernização do TCE vai passar por transformação

Luiz Junot

A modernização do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, através da informatização e softwares que vão permitir o controle externo dos órgãos jurisdicionados vai passar necessariamente por um processo de transformação cultural. A afirmação foi feita pelo conselheiro e corregedor do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), Valter Albano, nessa quinta-feira (29.06), em Campo Grande, durante sua palestra de sensibilização e modernização do controle externo.

De acordo com Valter Albano assim como no TCE/MT, Mato Grosso do Sul terá de adotar um modelo administrativo gerencial, com foco em resultados, que é o que a sociedade espera dos órgãos públicos. “Esse também é um desafio para os gestores, que antes enfrentavam escassez de recursos, preocupando-se em aumentar a receita. Hoje, os recursos são limitados cabendo aos gestores saber priorizar sua aplicação, estabelecendo o que vai fazer e o que não vai fazer. Para priorizar é preciso planejar, e para isso, primeiro é preciso desenvolver uma visão estratégica, com competência”.

Segundo o corregedor a visão estratégica dos Tribunais de Contas deve ser o controle externo dos resultados, da gestão dos recursos públicos, tocados como qualquer empresa privada, e seus funcionários devem aderir ao novo formato, e analisados pela sua produtividade. “No caso de Mato Grosso o processo de informatização foi iniciado em 2002, com o apoio e conscientização do próprio colegiado. Hoje, os conselheiros já estão analisando as contas referentes ao exercício de 2004. Ganhamos agilidade com a modernização, e a sociedade pode acompanhar com transparência as contas dos municípios e do Governo do Estado, onde todos saem ganhando”, destaca.

Durante uma hora e meia, Valter Albano fez uma explanação para mais de 200 servidores sobre todo o processo de integração visando a modernização, passando pelo foco em tecnologia e capacitação, até a reestruturação das carreiras, cargos e salários, com redução de três carreiras e quatro cargos. O foco principal foi o fortalecimento da área fim, com o início do processo de racionalização da área meio.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)