Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/02/2016 11:30

Moderação no carnaval: veja dicas para evitar a ressaca

Saúde Plena

A sensação que a cabeça vai explodir, tontura, fraqueza, enjoo e uma sede que não acaba mais são os sinais clássicos da indesejada ressaca. Saiba o que fazer para aliviar o mal-estar:

Descanso
Noites mal dormidas podem afetar o corpo principalmente quando há consumo de bebidas e atividade física intensa. No carnaval, o descanso é essencial, já que durante a farra o coração bate mais acelerado e os músculos são obrigados a produzir maior quantidade de ácido lático. Somente no período de descanso é que a corrente sanguínea consegue remover o ácido produzido. Caso não haja o descanso necessário, o indivíduo pode sofrer lesões musculares graves e até problemas cardíacos (o último somente em casos mais extremos). A eliminação total do álcool pelo organismo pode levar até 12 horas, dependendo da quantidade ingerida, do peso, do sexo e da capacidade do metabolismo de cada um. Enquanto o organismo trabalha para eliminar o álcool o ideal é descansar o corpo.

Alimentação
Durante o carnaval, o folião pode maltratar o estômago, ora comendo pouco e aumentando as horas de jejum, ora comendo muito, principalmente comidas gordurosas de difícil digestão. Evite o jejum e faça refeições leves, escolhendo alimentos que ajudem na reposição de líquido como frutas e legumes cozidos. Um dos problemas do excesso de álcool é a hipoglicemia (diminuição do nível de glicose no sangue), por isso carboidratos e doces podem ajudar a combater os efeitos da bebedeira. Ao contrário do que muitos pensam, o consumo de comida gordurosa pode piorar os efeitos da ressaca. Esse tipo de alimento, faz com que o organismo leve mais tempo para metabolizar e absorver o álcool, mas não diminui seus efeitos.

Desidratação
No carnaval, entre as principais causas da desidratação estão o consumo excessivo de álcool e a exposição prolongada ao sol, sem a ingestão adequada de água. É importante que o folião se mantenha hidratado, já que todas as funções metabólicas dependem da água. Na falta dela, podem ocorrer desmaios. A dica é: beba bastante água!!!

Cigarro
Fumar exige muito do sistema cardiorrespiratório e potencializa os efeitos do álcool, além de comprometer a circulação de O² no sangue. O oxigênio vai para o sangue, mas se há pouca entrada de O², ocorre também uma aceleração na acidose sanguínea e um aumento na produção de ácido lático. O resultado é sensação de fadiga e dores musculares. Um dos efeitos do álcool é a inibição do hormônio antidiurético, que ajuda a controlar a vontade de urinar. E se a bebida for por exemplo, uma cerveja, é bom ter um banheiro por perto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)