Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

08/02/2016 11:30

Moderação no carnaval: veja dicas para evitar a ressaca

Saúde Plena

A sensação que a cabeça vai explodir, tontura, fraqueza, enjoo e uma sede que não acaba mais são os sinais clássicos da indesejada ressaca. Saiba o que fazer para aliviar o mal-estar:

Descanso
Noites mal dormidas podem afetar o corpo principalmente quando há consumo de bebidas e atividade física intensa. No carnaval, o descanso é essencial, já que durante a farra o coração bate mais acelerado e os músculos são obrigados a produzir maior quantidade de ácido lático. Somente no período de descanso é que a corrente sanguínea consegue remover o ácido produzido. Caso não haja o descanso necessário, o indivíduo pode sofrer lesões musculares graves e até problemas cardíacos (o último somente em casos mais extremos). A eliminação total do álcool pelo organismo pode levar até 12 horas, dependendo da quantidade ingerida, do peso, do sexo e da capacidade do metabolismo de cada um. Enquanto o organismo trabalha para eliminar o álcool o ideal é descansar o corpo.

Alimentação
Durante o carnaval, o folião pode maltratar o estômago, ora comendo pouco e aumentando as horas de jejum, ora comendo muito, principalmente comidas gordurosas de difícil digestão. Evite o jejum e faça refeições leves, escolhendo alimentos que ajudem na reposição de líquido como frutas e legumes cozidos. Um dos problemas do excesso de álcool é a hipoglicemia (diminuição do nível de glicose no sangue), por isso carboidratos e doces podem ajudar a combater os efeitos da bebedeira. Ao contrário do que muitos pensam, o consumo de comida gordurosa pode piorar os efeitos da ressaca. Esse tipo de alimento, faz com que o organismo leve mais tempo para metabolizar e absorver o álcool, mas não diminui seus efeitos.

Desidratação
No carnaval, entre as principais causas da desidratação estão o consumo excessivo de álcool e a exposição prolongada ao sol, sem a ingestão adequada de água. É importante que o folião se mantenha hidratado, já que todas as funções metabólicas dependem da água. Na falta dela, podem ocorrer desmaios. A dica é: beba bastante água!!!

Cigarro
Fumar exige muito do sistema cardiorrespiratório e potencializa os efeitos do álcool, além de comprometer a circulação de O² no sangue. O oxigênio vai para o sangue, mas se há pouca entrada de O², ocorre também uma aceleração na acidose sanguínea e um aumento na produção de ácido lático. O resultado é sensação de fadiga e dores musculares. Um dos efeitos do álcool é a inibição do hormônio antidiurético, que ajuda a controlar a vontade de urinar. E se a bebida for por exemplo, uma cerveja, é bom ter um banheiro por perto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)