Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Moda: utilidade ou futilidade?

*Por María Julia Costa - 16 de outubro de 2013 - 08:06

Fico pensando se, amanhã ao acordar, todos resolvermos sair de casa sem roupas. Já pensou nisso? Impossível, eu sei. E é justamente por ser impossível que não podemos olhar para a moda como fútil e sim como útil, mas vamos começar a ver moda com um olhar diferente.

Ao falarmos em moda, estamos falando de um movimento social, que se repete ou acontece de forma massiva em diferentes regiões, trazendo com ela características regionais e muito individuais. Portanto moda não é roupa.

Roupa é uma peça confeccionada com algum determinado material que serve para cobrir o corpo. Hoje, usamos mais para transmitir uma imagem de status e/ou por obrigação, afinal, como vimos anteriormente, é proibido sair sem ela na rua. Sendo assim, podemos dizer que existe moda nas áreas têxtil, design gráfico, interiores e em todas as áreas de consumo.

Com isso, uma moda de roupas ou tendência de moda diz sobre o que as pessoas desejarão em um determinado momento, que satisfará seus desejos e anseios de consumo e atenderá suas necessidades. Por exemplo: no verão precisamos de roupas para nos refrescar; já no inverno, para nos aquecer.

Isso é básico, parece até obvio, mas junto observamos um movimento tão interessante que é o da economia. Na atualidade, o segmento têxtil é uma área industrial que emprega milhares de pessoas, movimenta milhões no mundo e certamente garante o status de muitos outros. Será que é fútil?

Resolvi escrever este artigo após perceber que, de fato, sabemos pouco sobre moda. E eu me incluo nesta lista, devido à forma com a qual tratamos o assunto. Já viu que quando dizemos moda, pensamos logo em "bobagem", ou melhor dizendo, em "futilidade"? No Brasil e no mundo essa "bobagem" veste todos os seres humanos e animais, permitindo que todos possam se diferenciar e transmitir o que desejam.

Com isso, pretendo apenas ilustrar que é tempo de abrir nossa mente e imaginação para começarmos a olhar para a área com olhos mais positivos. É por meio dela que vamos conseguir grandes conquistas. Usemos a moda a nosso favor, deixemos a futilidade da crítica com quem não se importa de fato com a sua imagem. Fútil, afinal, é aquilo que não tem função, mas a roupa possui infinitas possibilidades, assim como a moda.

Autora: María Julia Costa é consultora de estilo e imagem (www.mariajuliacosta.com.br).

SIGA-NOS NO Google News