Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/10/2013 08:06

Moda: utilidade ou futilidade?

*Por María Julia Costa

Fico pensando se, amanhã ao acordar, todos resolvermos sair de casa sem roupas. Já pensou nisso? Impossível, eu sei. E é justamente por ser impossível que não podemos olhar para a moda como fútil e sim como útil, mas vamos começar a ver moda com um olhar diferente.

Ao falarmos em moda, estamos falando de um movimento social, que se repete ou acontece de forma massiva em diferentes regiões, trazendo com ela características regionais e muito individuais. Portanto moda não é roupa.

Roupa é uma peça confeccionada com algum determinado material que serve para cobrir o corpo. Hoje, usamos mais para transmitir uma imagem de status e/ou por obrigação, afinal, como vimos anteriormente, é proibido sair sem ela na rua. Sendo assim, podemos dizer que existe moda nas áreas têxtil, design gráfico, interiores e em todas as áreas de consumo.

Com isso, uma moda de roupas ou tendência de moda diz sobre o que as pessoas desejarão em um determinado momento, que satisfará seus desejos e anseios de consumo e atenderá suas necessidades. Por exemplo: no verão precisamos de roupas para nos refrescar; já no inverno, para nos aquecer.

Isso é básico, parece até obvio, mas junto observamos um movimento tão interessante que é o da economia. Na atualidade, o segmento têxtil é uma área industrial que emprega milhares de pessoas, movimenta milhões no mundo e certamente garante o status de muitos outros. Será que é fútil?

Resolvi escrever este artigo após perceber que, de fato, sabemos pouco sobre moda. E eu me incluo nesta lista, devido à forma com a qual tratamos o assunto. Já viu que quando dizemos moda, pensamos logo em "bobagem", ou melhor dizendo, em "futilidade"? No Brasil e no mundo essa "bobagem" veste todos os seres humanos e animais, permitindo que todos possam se diferenciar e transmitir o que desejam.

Com isso, pretendo apenas ilustrar que é tempo de abrir nossa mente e imaginação para começarmos a olhar para a área com olhos mais positivos. É por meio dela que vamos conseguir grandes conquistas. Usemos a moda a nosso favor, deixemos a futilidade da crítica com quem não se importa de fato com a sua imagem. Fútil, afinal, é aquilo que não tem função, mas a roupa possui infinitas possibilidades, assim como a moda.

Autora: María Julia Costa é consultora de estilo e imagem (www.mariajuliacosta.com.br).

 

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)