Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/09/2007 11:00

Moçambicanos comemoram o 7 de setembro

Paulo Montoia/ABr

Embora a data oficial da Independência de Portugal em Moçambique seja 25 de junho, o 7 de setembro é também uma das datas pátrias da independência para os moçambicanos. Foi nesse dia, em 1975, que os documentos da separação foram firmados com o governo português e a independência formalizada mundialmente.
Essa coincidência de datas torna particularmente significativo o convite ao presidente de Moçambique, Armando Emílio Guebuza, para participar das comemorações na Esplanada dos Ministérios, hoje (7), em Brasília, na opinião do chefe da Divisão de África 2 do Ministério das Relações Exteriores, Luciano Macieira.

“Quando houve a Independência de Moçambique, em junho de 1975, o país estava conflagrado, havia uma guerrilha contra o governo português e isso foi terminado com a assinatura dos acordos de Lusaca [capital de Zâmbia] , entre o novo governo da Frelimo [Frente de Libertação de Moçambique, partido até hoje no poder] e o governo de Portugal ".


Em em entrevista à Agência Brasil, ele informa que os acordos de Lusaca marcaram a retirada formal de Portugal do país e a criação do Estado soberano de Moçambique. Como foram justamente assinados em 7 de setembro, a data também é celebrada como data de independência de Moçambique.

Sobre as ligações de Moçambique com o Brasil, Macieira diz que existe uma "relação afetiva forte". Ele comenta o significado do convite a Guebuza, para participar das comemorações de hoje:

“A participação no 7 de Setembro é uma forma de distinguir os nossos convidados em visita de estado. Naturalmente só há um 7 de Setembro por ano, então é um convite que tem uma carga mais importante que um convite de visita de Estado. Portanto, a gente entende e considera que fazer esse convite a Moçambique significa também uma distinção”.

Ontem, o portal da Frelimo (partido do governo, www.frelimo.org.mz) saudava todas as forças vivas da sociedade moçambicana pela passagem do 33o aniversário do Dia da Vitória sobre a dominação colonial.


"Por ocasião das comemorações do 7 de Setembro, dia da vitória do povo moçambicano, a Frelimo saúda efusivamente os combatentes da luta de libertação nacional e todo o povo moçambicano, pelas vitórias que o país tem vindo a alcançar na construção de um Estado Unitário e de Direito Democrático”.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)