Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MMA lança cadastro nacional de áreas protegidas

MMA - 12 de agosto de 2005 - 09:59

O Ministério do Meio Ambiente disponibilizou esta semana, na Internet, o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação. O sistema, ainda em construção, trará informações sobre parques, reservas e outras áreas protegidas pelo governo federal, por estados e municípios e também por particulares.

No cadastro, será possível acessar mapas, conhecer a situação fundiária e de planos de manejo, avaliar número de visitantes e de funcionários, e descobrir sobre espécies de animais e plantas nessas áreas protegidas.

Sugestões para a construção da página podem ser enviadas para [email protected]. Com o cadastro, que pode ser acessado em www.mma.gov.br/index.cfm?id_estrutura=66, o Ministério do Meio Ambiente atende à Lei 9985/2000, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação - Snuc.

Os dados apresentados sobre as unidades de conservação federais são do Sistema de Informação das Unidades de Conservação (Siuc), do Ibama, que manterá os dados atualizados. Até o fim do mês, o Ministério do Meio Ambiente publicará uma portaria definindo as regras para que áreas protegidas estaduais e municipais também passem a integrar o cadastro.

O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) abriu uma linha de financiamento para que estados e municípios possam adaptar suas unidades de conservação à Lei do Snuc.

SIGA-NOS NO Google News