Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

15/01/2018 14:00

Mitos e verdades sobre queda de cabelo

Descomplica agência de mídias
Mitos e verdades sobre queda de cabelo

Queda de cabelo é um assunto recheado de mitos e verdades, muitas perguntas sobre um tema que aflige homens e mulheres, mas que segundo o médico especialista em transplante capilar, Dr. Leandro Ribeiro Mauro, é possível contornar com o tratamento correto.

Dessa forma, o especialista destaca algumas das questões que todos têm curiosidade de saber, buscando da melhor forma traduzir o que é mito e o que é verdade, num mercado que promete soluções milagrosas, rápidas e simples para um problema complexo e de tratamento que muitas vezes leva anos.

“Um transplante capilar leva de 7 a 8 meses para apresentar resultados, não é um caminho fácil, mas quando bem feito, apresenta um resultado duradouro e natural” afirma Dr. Leandro.

1 - Suplementos fazem com o que cabelo não caia.

Sim e não. O que precisamos buscar saber é a causa da calvície. Quando causada por estresse ou por falta de vitaminas, por exemplo, é possível reverter com uma dieta e suplementos, além de atividades físicas e psicoterapia.

“A calvície causada por fator genético não sofre qualquer influência da dieta e da falta de vitaminas. As cápsulas ou suplementos em nada ajudarão. Esse tipo de calvície pode ser tratada efetivamente com medicamentos de uso controlado, que devem ser prescritos somente por um médico, pois há efeitos colaterais que podem ser severos em alguns indivíduos”, diz o especialista.

2 – Mulher não sofre calvície.

Sofre. As mulheres também podem sofrer a calvície, claro, não todas, causada por questões comportamentais, orgânicas e ambientais. O estresse, a vida agitada e os problemas podem causar uma alopecia. A dieta alimentar e de exercícios pode levar a mulher a perder os cabelos, além de questões ambientais juntamente com estes outros fatores, bem como doenças, variações metabólicas e questões hormonais.

“Mas não quer dizer que a mulher não possa ter uma calvície de origem genética, isto é, por gatilhos do organismo o cabelo começa a cair”, afirma o Dr. Leandro Ribeiro Mauro.

3 – Qualquer pessoa pode fazer o transplante de cabelo.

A princípio sim, porém, algumas pessoas não dispõem de pelos para serem retirados, ou dependendo do que o paciente espera, não é possível fazer. “Não havendo pelos necessários, é preciso preencher com implantes, que são pelos sintéticos com aspecto natural, mas que não agem como um pelo vivo, eles não crescem ou perdem cor. Diferente de um transplante”, conta o médico.

4 – O pelo transplantado mantém o comportamento de onde foi retirado.

Sim. Se um pelo é retirado do braço, ele mantém o crescimento e espessamento daquele local, o mesmo de qualquer outro. Se um fio de cabelo for utilizado para reparar uma sobrancelha, aquele pelo precisará de uma manutenção maior frente aos outros; ele crescerá um pouco mais que os pelos que já estavam naquele local.

5 – Shampoos antiqueda “seguram” o cabelo.

Não é verdade. O cabelo cai por diversas causas e nenhuma delas pode ser reparada somente pelo Shampoo. Não existe uma fórmula mágica que fará com que o cabelo que está fraco por alguma razão, em especial por doenças ou genética, permaneça no couro cabeludo. A queda de cabelo deve ser levada a sério e diagnosticada a sua causa, antes que seja necessário um implante ou transplante.

“É possível, como todo medicamento e procedimento, que o efeito placebo, em certas ocasiões, faça com o que o cabelo deixe de cair com o uso de Shampoos, mas é um efeito conhecido na medicina que é possível alcançar utilizando somente a água do chuveiro”, diz o especialista.

6 – Os cabelos transplantados não caem?

Parcialmente verdade. Os cabelos são retirados de áreas mais resistentes à ação dos hormônios, por isso são os últimos a cair. Na área implantada os fios irão manter essa característica da região de onde foram extraídos, ou seja, serão mais resistentes à queda. “Isso não quer dizer que não caiam, mas que levam muito mais tempo para isso ocorrer, o que pode levar uma vida toda”, afirma Dr. Leandro.

7- Existe transplante capilar SEM CICATRIZ?

Mito. Toda retirada de folículo, seja pela técnica FUE ou FUT, irá deixar uma região que formará uma cicatriz, que pode ser linear ou diversas microcicatrizes circulares. “A melhor técnica deve ser escolhida individualmente por cada cliente em consulta médica após explicação das técnicas e avaliação do paciente (área calva, tipo de cabelo, tipo de corte de cabelo, formato do rosto)”, conclui o especialista.

SOBRE DR. LEANDRO MAURO

Dr. Leandro Ribeiro Mauro é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em Dermatologia pelo Centro de Medicina Especializada, Pesquisa e Ensino (CEMEPE – MG).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)