Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: mitos e verdades sobre o chocolate e a pele

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 15 de dezembro de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: mitos e verdades sobre o chocolate e a pele

Com a chegada da Páscoa, a preocupação em relação ao chocolate e cuidados com a pele aumenta, mas será que o doce realmente dá espinha? Quais os mitos e verdades sobre esse alimento tão desejado no mundo todo?

Para esclarecer as dúvidas, a dermatologista Dra. Cintia Guedes Mendonça responde algumas perguntas.

– Chocolate dá espinha?
Sim. O chocolate pode piorar o quadro de acne em pacientes predispostos. Ele, assim como outros carboidratos, tem alto índice glicêmico, aumentando a produção de insulina e, consequentemente, a produção sebácea.

– Qual seria o chocolate mais aliado: amargo, ao leite ou branco?
O chocolate amargo e o meio amargo possuem maior quantidade de cacau e menor quantidade de manteiga de cacau e açúcar, tendo menor índice glicêmico.

– Existe algum benefício em comer chocolate?
O chocolate é um ótimo antioxidante, ajudando na prevenção do envelhecimento e até de doenças cardíacas, desde que consumido em pequenas quantidades (30g/dia).

– Chocolate dá a sensação de bem-estar?
Sim. Após a ingestão do chocolate liberamos um hormônio chamado serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar.

– O consumo excessivo do chocolate pode causar algum malefício?
Sim. Pode contribuir para o aparecimento de diabetes, piorar o colesterol e triglicérides, além de favorecer o ganho de peso. Já seu consumo em excesso em um único dia pode causar náuseas, diarreia, dores de cabeça e irritabilidade.

Além das famosas barras, o chocolate também pode ser benéfico para o nosso corpo e muitas vezes é utilizado, por exemplo, em banhos de ofurô e tratamentos para cabelo e rosto, normalmente aplicados em Spas e salões de beleza.

SIGA-NOS NO Google News