Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mitos e verdades sobre a menstruação

Portal Segs - 14 de julho de 2015 - 09:09

Embora ainda seja um tabu para muitas mulheres, a menstruação deve ser compreendida como um processo natural do corpo feminino. “É comum que o ciclo menstrual seja associado a desconforto, principalmente nos dias que antecedem o sangramento, mas ele nada mais é do que a preparação do corpo para uma eventual gestação”, afirma Dr. Jurandir Passos, ginecologista e obstetra do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

A menstruação dura em média de 3 a 5 dias. Mas o sangramento equivale a apenas uma parte do ciclo menstrual, que acontece em quatro fases: Fase pré-ovulatória, ovulação, fase pós-ovulatória e por fim a menstruação em si. “É importante que a mulher conheça seu ciclo e tire todas suas dúvidas com seu médico. Isso faz com que ela tenha mais intimidade com seu próprio corpo”, salienta o especialista.

Abaixo, Dr. Jurandir tira algumas dúvidas comuns sobre o tema:

- É possível engravidar durante a menstruação?

Mito. Primeiro, é preciso compreender que a menstruação é a descamação do tecido endometrial que permite o desenvolvimento do embrião. Por isso, caso ocorra relação sexual durante o período menstrual é improvável que a mulher engravide. Mas, a mulher precisa ter certeza que realmente se trata da menstruação e não um pequeno escape menstrual, no qual o endométrio permanece apto a levar uma gestação adiante. Vale ressaltar que os riscos de infecção aumentam significativamente durante o período menstrual, tanto para a mulher quanto para o homem.

- Mulheres que convivem juntas podem começar a menstruar ao mesmo tempo?

Verdade. Segundo Dr. Jurandir, existe sim uma tendência à sincronização dos ciclos menstruais de mulheres que convivem na mesma casa, devido à liberação de feromônios. É um assunto ainda polêmico, já que ainda não há nenhuma comprovação científica aceitável.

- A cólica pode ser agravada se a mulher lavar o cabelo ou pisar no chão frio durante a menstruação?

Mito. A mulher pode lavar o cabelo ou pisar no chão frio, sem que tenha qualquer consequência sobre sua menstruação ou aparecimento de sintomas associados. Mas, segundo Dr. Jurandir, se ela acredita piamente que isso lhe fará mal, poderá apresentar sintomas de origem puramente psicológica.

- Fazer exercícios físicos durante a menstruação é prejudicial?

Mito. O exercício físico, através da liberação de endorfinas, pode até a ajudar a diminuir os sintomas ligados à menstruação, como a TPM. Portanto, não há nenhum impedimento de realizá-los durante o período menstrual.

- Absorventes internos são contra indicados para mulheres virgens?

Mito. A única coisa que impediria o uso de absorventes internos pelas mulheres virgens seria o tipo de hímen que ela apresenta. A maioria das mulheres apresenta o hímen com abertura central e, de certa forma, elástica a ponto de algumas terem relação sexual e não o romperem totalmente. Porém, há aquelas que apresentam hímens com traves ou estreitamento de seu orifício e com isso pode haver a impossibilidade do uso de absorventes internos.

- A TPM pode ser considerada uma “frescura” feminina?

Mito. Em torno de 60 a 70% das mulheres apresentam algum tipo de sintoma pré-menstrual, que pode ser desde uma discreta mastalgia (dor nas mamas) até quadros bem dolorosos acompanhados de alteração do humor. Dependendo do grau de comprometimento, a mulher pode ter auxílio de medicamentos para diminuir esses sintomas.

- A mulher pode ficar mais inchada durante a menstruação?

Verdade. A progesterona leva a retenção de líquidos pela mulher, sendo o hormônio responsável por essa sensação de inchaço no período pré-menstrual.

- Usar a pílula anticoncepcional para interromper a menstruação faz mal para a saúde?

Mito. A interrupção da menstruação não traz problemas para a mulher. Mas nem todas podem utilizar anticoncepcionais de forma contínua para interromper a menstruação. O ideal é que a mulher faça uma avaliação com seu ginecologista, que irá passar o tratamento adequado.

SIGA-NOS NO Google News