Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mitos e Verdades - O uso de andador

Pediatra Digital - 19 de janeiro de 2017 - 09:00

A sociedade brasileira de pediatria lançou uma campanha de educação para pais e responsáveis para coibir uso do andador. No Brasil não existem leis que proíbem sua venda, nem os produtos passam por normas de segurança regulamentados pelo Inmetro.

Durante anos os andadores foram utilizados por mães e avós e indicados por alguns pediatras para dar agilidade ao bebê e seria uma auxilio para os primeiros passos do bebê. Isso gerou uma cultura na sua utilização mundialmente. Os andadores hoje estão mais bonitos e cheio de diversão do que de antigamente porém pesquisas da academia americana de pediatria mostram malefícios e não benefícios.

Andadores são hoje considerados o produto infantil mais perigoso, seguido por equipamentos de playground segundo a academia americana de pediatria. A cada ano são realizados cerca de dez atendimentos nos serviços de emergência para cada mil crianças com menos de um ano de idade, provocados por acidentes com o andador. Isto corresponde a pelo menos um caso de traumatismo para cada duas a três crianças que utilizam o andador. Em um terço dos casos, as lesões são graves, geralmente fraturas ou traumas cranianos, necessitando hospitalização, destes casos 80% correspondem a queda de escadas.

Opostamente do que se achava outrora, o andador atrasa o desenvolvimento psicomotor da criança, ainda que não muito. Isto ocorre por que seu uso retarda a atividade muscular da criança e desenvolve menos as articulações. Bebês que utilizam andadores levam mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio. Além disso, engatinham menos e têm escores inferiores nos testes de desenvolvimento. O exercício físico também é muito prejudicado pelo uso do andador.

Desde 2007, é proibido vender, importar e até mesmo fazer propaganda de andador de bebês no Canadá. Existe um movimento muito intenso na Europa e nos Estados Unidos visando a implantar uma lei semelhante à canadense, uma vez que todas as estratégias educativas têm falhado na prevenção dos traumatismos por andadores.

POR ISSO MÃE E RESPONSÁVEIS NÃO USEM ANDADORES EM SEUS FILHOS. PROCUREM OUTROS BRINQUEDOS E OUTRAS BRINCADEIRAS PARA SEUS FILHOS !!!

SIGA-NOS NO Google News