Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: mitos e verdades sobre musculação e suplementação na adolescência

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 28 de fevereiro de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: mitos e verdades sobre musculação e suplementação na adolescência

O desejo pelo corpo sarado tem atraído cada vez mais adolescentes para as academias. São jovens que, mais e mais cedo, buscam a musculação e a suplementação com o anseio de adquirir uma forma física invejável. O assunto envolve uma série de mitos e verdades, a seguir esclarecidos:

Há idade mínima para a prática da musculação?

Mito. O que limita alguém a começar a musculação, na verdade, além do fator motivacional, as vezes inexistente nos jovens por se tratar de exercícios muito repetitivos, é o tamanho dos equipamentos, que podem não se ajustar a crianças ou jovens mais baixos.

Sem esses fatores e com o acompanhamento de um educador físico, que determinará os tipos de movimento e cargas a serem utilizadas, não há limite mínimo de idade para a prática da musculação. Os movimentos ali realizados não se diferem dos já feitos rotineiramente. O agachamento, por exemplo, é um exercício de sentar e levantar, o que o jovem faz diversas vezes por dia. A execução desses movimentos numa sala de musculação não causa qualquer interferência negativa no crescimento do jovem. Ao contrário, fortalece a musculatura ali envolvida.

A musculação na adolescência traz benefícios?

Verdade. A prática da musculação ou de qualquer outra atividade física deve começar desde cedo, sempre com acompanhamento de um educador físico. A prática trará benefícios como o desenvolvimento do corpo de maneira melhor, a produção hormonal mais regulada, além de ganho de massa muscular, mais consumo de energia, circulação controlada e menos acúmulo de gordura, entre outros tantos.

Suplementos alimentares potencializam resultados nos jovens?

Mito. Esse, aliás, é um problema recorrente não só aos jovens, mas aos frequentadores de academia em geral. Em muitas vezes, são ingeridos sem haver real necessidade, uma vez que a adaptação da rotina alimentar já bastaria para que muitos alcançassem seus objetivos.

O uso indiscriminado de suplementos, ao contrário, traz riscos à saúde, como o ganho de peso em forma de gordura e a sobrecarga no fígado e nos rins. Alguns suplementos também podem provocar o aumento da pressão arterial, acelerar o ritmo cardíaco, o trânsito intestinal, além de causar insônia, ansiedade e irritabilidade.

Pais devem ajudar na escolha da academia?

Verdade. Os pais devem se preocupar na escolha da academia de seus filhos. Ela deve ter ambiente saudável e motivador, além de bons profissionais, capazes de orientar de forma correta e eficiente seus filhos na prática da musculação ou outra atividade física.

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

SIGA-NOS NO Google News