Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mito ou verdade: veja se você recebeu este e-mail

Bruna Girotto - 18 de agosto de 2010 - 11:24

Diversos e-mails são repassados diariamente. Porém, o que é mito e o que é verdade? Essa semana a equipe do Cassilândia News recebeu um e-mail sobre três dicas úteis e gratuitas para as pessoas e resolvemos pesquisar.

A primeira dica seria a possibilidade de retirar certidões por meio de um cartório on line. Isso é verdade. Trata-se do Cartório 24 Horas e o site é www.cartorio24horas.com.br.

É possível pedir certidões já lavradas em Cartório, bem como Certidões de Protestos e Títulos e Documentos, via Internet, de Cartórios Extra-Judiciais de todas as Naturezas, quais sejam:

• Registro Civil
• Registro de Imóveis
• Tabelionato de Notas
• Títulos e Documentos
• Protesto
• Distribuidor (Disponível somente no Estado do Paraná e no Distrito Federal).

É possível solicitar a certidão via Internet e retirá-la no balcão do cartório selecionado. E o pagamento é feito por transferência bancária ou por boleto bancário.

A segunda dica do e-mail seria sobre um telefone gratuito de auxílio à lista. Ao invés de discar 102 e pagar uma tarifa na conta telefônica, ligaria 0800-2800102 e receberia a informação de forma gratuita. Isso é verdade, mas não para Mato Grosso do Sul. Quando você liga no número 0800, ouve a seguinte informação: \"O número discado não pode ser acessado por essa área geográfica.\" Em uma pesquisa feita pela internet, foi possível verificar que esse número só vale para quem é assinante da Telefônica, o que não é o caso dos moradores de MS.

A última informação do e-mail é que seria gratuita a emissão de segunda via de habilitação, identidade e licenciamento quando esses documentos são roubados e é realizado um boletim de ocorrência, com base na Lei n. 3.051/98.

Ocorre que essa legislação é estadual e só tem validade no estado do Rio de Janeiro. A lei prevê isenção de 2ª via, quando apresentado o boletim de ocorrência, apenas para o Rio de Janeiro. Assim, não tem validade a legislação para Mato Grosso do Sul.

SIGA-NOS NO Google News