Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Missões técnicas estrangeiras inspecionam frigoríficos

FamasulNoticias - 04 de novembro de 2004 - 13:47

No último sábado, antes de iniciar as visitas aos abatedouros, a missão se reuniu com especialistas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo o chefe da Divisão de Controle do Comércio Internacional do Mapa, Ari Crispim, no próximo dia 20 de novembro chega ao Brasil uma missão técnica da Malásia. O grupo visitará estabelecimentos exportadores de carnes bovinas e de aves. Em seguida, no dia 22, desembarca no Brasil uma missão da União Européia. No roteiro, visitas a abatedouros de aves.

Crispim adiantou que os europeus também manifestaram interesse em enviar uma nova missão em dezembro para visitar a indústria frigorífica de bovinos e negociar uma revisão da chamada Cota Hilton, que permite ao Brasil exportar à Europa 5 mil toneladas de carne bovina com tarifas mais baixas. A Argentina tem uma cota de 38 mil toneladas. “A vinda desta outra missão ainda não está confirmada, mas o objetivo principal seria revisar a Cota Hilton”, afirma. Fora dessa cota, a carne brasileira paga uma tarifa entre 98% (refrigerada) e 176% (congelada e desossada) para entrar na UE.

China - Também chega ao Brasil na próxima terça-feira (09/11), o ministro da Administração Geral da Supervisão da Qualidade, Inspeção e Quarentena da China, Li Chiangjiang. Na manhã da quarta-feira (10/11), Li se reúne com o ministro Roberto Rodrigues. Na pauta, os resultados da visita da missão técnica chinesa que, juntamente com técnicos da SDA, elaboraram protocolos sobre requisitos sanitários e fitossanitários para facilitar o comércio bilateral de produtos agropecuários. Os protocolos, negociados na última semana, em Brasília, devem ser assinados durante a visita oficial do presidente da China, Hu Jintao, ao Brasil entre os dias 11 e 16 de novembro.


Autor:
MAPA

SIGA-NOS NO Google News