Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Missão internacional vem a MS avaliar controle da aftosa

João Prestes / Campo Grande News - 31 de outubro de 2005 - 13:53

Uma missão formada pelo Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul e por representantes do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) vem a Mato Grosso do Sul para avaliar o controle dos focos de febre aftosa ocorridos no Estado. Antes, os técnicos passarão pelo Paraná.

O grupo saiu na quarta-feira passada de Assunção, no Paraguai, passou por Canindeyú e veio até a fronteira com o Mato Grosso do Sul para verificar o controle sanitário nas barreiras.

Hoje, a missão está no Paraná. A intenção é de que os técnicos também verifiquem o controle de ingresso na fronteira entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul e percorram a região com focos confirmados, começando por Eldorado. Na sexta-feira, a missão deve se reunir em Campo Grande para discutir o resultado da visita.

O diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jorge Caetano, ressalta que o Estado do Mato Grosso do Sul está tomando iniciativas importantes do ponto de vista sócio-econômico. “O Estado está empregando nas barreiras sanitárias pessoas que foram demitidas dos frigoríficos das regiões interditadas”, informou. Ele atuam, por exemplo, na desinfecção de veículos.

Exames - Segundo o diretor, ainda não há previsão para divulgação dos resultados dos exames laboratoriais que devem confirmar ou não o foco de febre aftosa no Paraná. Ele disse que o Laboratório Nacional Agropecuário de Belém (PA) ainda não conseguiu isolar o vírus, pois foi detectado um problema na cultura de células.

As suspeitas de focos de febre aftosa no Paraná foram comunicadas ao Ministério da Agricultura no dia 21 de outubro pela Secretaria de Agricultura do Paraná e abrangem os municípios de Amaporã, Loanda, Maringá e Grandes Rios. (Informações do Ministério da Agricultura)

SIGA-NOS NO Google News