Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Missão goiana embarca hoje para a Ásia

Agência Goiana de Comunicação - 18 de novembro de 2004 - 07:31

A missão goiana que visitará a Ásia embarca hoje, às 10 horas, do aeroporto Santa Genoveva e chega a Nova Déhli, Índia, sábado, à 1 hora da manhã. O primeiro compromisso será a visita à Feira de Nova Déhli, que recebe compradores de todo o mundo. Serão visitados também a China, o Japão e a Coréia do Sul. O retorno está previsto para o dia 10 de dezembro, com a saída da Coréia do Sul, e chegada a São Paulo no dia 11. Devem participar 65 pessoas, entre parlamentares, empresários e representantes setoriais. Até o meio-dia de hoje já estavam acertadas as participações de 27 empresários e representantes de três associações empresariais.

Segundo o secretário de Comércio Exterior, Ovídio de Angelis, o Governo de Goiás vai procurar vender mercadorias goianas e importar matéria-prima, incluindo produtos na área de medicamentos, tanto da China quanto da Índia. Para venda, os principais produtos goianos são os do agronegócio, como soja, milho, algodão, carnes de frangos, suínos e bovinos. Goiás é líder do agronegócio do Centro-Oeste.

"Tenho uma tese otimista de que Goiás será líder do agronegócio no mundo, porque apenas aqui nesta região é possível expandir a produção de proteína vegetal e animal, através do incremento das atividades de pecuária e agricultura. Os outros países já estão ocupados, e os que não estão não são propícios a esta atividade. E aqui nós produzimos e industrializamos", sustenta o secretário.

No âmbito das ações de investimentos, Ovídio de Angelis adianta que a idéia é identificar parceiros para projetos comuns no Brasil ou capitais goianos que possam estabelecer projetos comuns lá. Ele confirmou que a Associação Goiana de Produtores de Algodão vai buscar parceria objetiva para instalação de indústria de fiação e tecelagem de algodão em Goiás, e o Sindicato da Indústria do Álcool vai pleitear parcerias para instalação de indústrias e para comercialização do álcool, que é um produto novo no mercado mundial, sobretudo em função do Protocolo de Kioto.

Os produtores de carne também vão aproveitar a liberalização do mercado de carne. A China assumiu compromisso com o Brasil, durante visita do presidente Hu Jintao. "Vamos poder exportar mais para a China. No ano que vem, com a visita do presidente Lula ao Japão, aquele país deverá abrir o mercado para a carne. Então, nossa missão poderá vender e preparar as bases para o mercado futuro, principalmente na carne bovina, para o Japão", argumenta.

Goiás já exporta para todos os quatro países, basicamente soja, frango, pedras preciosas e semipreciosas, amianto, óleo vegetal, entre outros produtos. O empresário goiano, quando chegar lá, já será recebido por um interlocutor. Ele vai saber quem vai recebê-lo, para uma rodada de negócios em que os goianos se sentarão à mesa com os empresários locais, para estabelecer seus propósitos comerciais. O governador Marconi Perillo também vai apresentar o Estado de Goiás num seminário chamado Seminário de Oportunidades Econômicas em Goiás, em todos os quatro países, como primeira parte da visita.

SIGA-NOS NO Google News