Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Missão européia chega dia 11 a Mato Grosso do Sul

29 de outubro de 2007 - 13:59

Está confirmada para o dia 11 de novembro a chegada da missão européia a Mato Grosso do Sul. O primeiro compromisso oficial acontece na manhã do dia 12, quando o grupo se reúne com fiscais estaduais e federais na Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MS), de onde partem para visitas em Dourados, Corumbá, Anastácio, além da fronteira e dos municípios interditados.

Provenientes do Estado vizinho mato-grossense, em Mato Grosso do Sul a pré-agenda prevê que os técnicos visitem propriedades rastreadas e não rastreadas, revendas de produtos veterinários e um frigorífico. Nos municípios interditados – Eldorado, Mundo Novo e Japor㠖 a intenção é de verificar “in locu” a evolução dos trabalhos sanitários desenvolvidos nos últimos dois anos. Já na faixa de fronteira, além de visitas a algumas propriedades, a atenção será voltada para o controle do trânsito dos animais.

De acordo com a secretária Tereza Cristina (Seprotur) – que comentou a visita dos técnicos durante o Seminário de Horticultura, que acontece hoje na Capital –, “a missão, que representa 27 países europeus, vem a Mato Grosso do Sul para verificar se temos controle do trânsito das áreas habilitadas para as não habilitadas e querem saber se evoluímos nas ações sanitárias de 2005 até o momento, e assim vão nos avaliar perante aos estados habilitados a exportarem carne bovina para o mercado europeu”, pondera ela se referindo a Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Sobre a relevância da visita, a secretária acredita que não irá interferir de imediato nas relações comerciais, mas que direta ou indiretamente antecipa o reconhecimento das autoridades sanitárias perante o produto sul-mato-grossense, que para recuperar o status precisa do crivo do Ministério da Agricultura (MAPA), da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e aí sim da União Européia.

O grupo permanece no Estado até o dia 14 quando seguem para o Paraná e na seqüência a capital de Goiás. A missão, que chega ao Brasil no próximo dia 4, deve passar também pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rondônia. A programação prevê que o itinerário seja concluído em 20 dias.



msnoticias

SIGA-NOS NO Google News