Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

23/09/2006 14:21

Missão Européia analisará na 2ª dados sobre febre aftosa

Mapa

Técnicos da União Européia iniciam nesta segunda-feira (25/09) uma visita ao Brasil para analisar dados relacionados com os monitoramentos sorológicos de febre aftosa realizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entre os anos de 2003 e 2006. O roteiro preliminar da missão européia, que fica no país até sexta-feira (29/09), inclui visitas ao Laboratório Nacional Agropecuário do Mapa localizado em Porto Alegre (RS) e a propriedades rurais em São Paulo.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal, Jamil Gomes de Souza, os técnicos também vão analisar os dados sorológicos obtidos nas regiões próximas aos focos de febre aftosa registrados no Mato Grosso do Sul e no Paraná. “Em São Paulo, haverá visitas em propriedades que tiveram animais reagentes ao primeiro teste aplicado durante o monitoramento sorológico de rotina realizado pelo Mapa anualmente”, informou Gomes de Souza. A equipe é chefiada pelo português Antônio José Rosinha. Integram a missão ainda os veterinários Richard O´Flaherty e David Paton, da Inglaterra.

Em nota divulgada no último dia 8 de setembro, o Mapa esclareceu que realiza monitoramentos sorológicos rotineiros para febre aftosa em alguns estados brasileiros. A atividade é rotineira e faz parte do sistema de vigilância ativa conduzido no País a partir do estabelecimento e da ampliação da zona livre de febre aftosa com vacinação.

O objetivo é verificar a presença ou não de circulação viral na região e representa parâmetro científico para fundamentação de projetos de ampliação ou recuperação da condição sanitária de livre de febre aftosa com vacinação.

Trata-se de estudo populacional realizado de acordo com parâmetros científicos e considerando as recomendações internacionais, com especial atenção à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O trabalho envolve propriedades rurais aleatoriamente definidas pelo Departamento de Saúde Animal, com base no cadastro enviado pelos estados.

Em uma primeira etapa, todos os bovinos são submetidos aos testes de diagnóstico empregados. Nas propriedades onde for identificado pelo menos um bovino reagente, nova colheita é realizada, para avaliação pareada dos resultados. A conclusão final do trabalho depende da análise conjunta dos resultados obtidos nas duas colheitas.

Durante o monitoramento realizado em São Paulo, foram encontrados 41 bovinos reagentes em 36 propriedades rurais. O resultado do estudo está previsto para o final do mês deste mês.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)