Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Missão de MT vem ao estado conhecer a cadeia do mel

Sebrae - 04 de julho de 2005 - 14:46

Uma missão técnica vinda do Mato Grosso, composta por consultores do Sebrae, apicultores, dirigentes de entidades que representam a apicultura em diversos municípios e lideranças políticas chegou nesta quinta-feira à tarde a Campo Grande. O objetivo é conhecer a cadeia produtiva do mel e promover a troca de conhecimento e tecnologia com os apicultores do Estado.

“Nós viemos primeiro para conhecer a apicultura de Mato Grosso do Sul. A partir disso comparar como nós produzimos o mel e verificar como podemos aprimorar nossa produção, adaptando para nossa realidade o conhecimento e a tecnologia que são utilizados aqui”, explicou o secretário da Associação Portense de Apicultores (APA) do município de Porto Espiridião, Wagner Aparecido da Silva Miranda.

O primeiro compromisso dos integrantes da missão em Mato Grosso do Sul foi um encontro na sede do Sebrae no Estado, onde foram recepcionados pela gestora de Atendimento Setorial da entidade, Leandra Oliveira da Costa, pelo consultor, Carlos Alberto Santos do Valle, e pelo consultor do Projeto Apicultura Integrada Sustentável (APIS) e presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Apicultura (ASA), Gustavo Nadeu Bijos.

Leandra e Carlos Alberto colocaram o Sebrae no Mato Grosso do Sul a disposição de todos, lembraram que a entidade é parceira no desenvolvimento do agronegócio, e em especial da apicultura, em que já são desenvolvidas iniciativas como os projetos APIS e de Desenvolvimento da Apicultura na Região Centro do Estado.

Já Gustavo Bijos apresentou um panorama da apicultura no Estado, lembrou que Mato Grosso do Sul possui, segundo estimativas da ASA, apenas mil produtores, um número considerado por ele bem aquém do real potencial, comentou que o consumo de mel ainda é baixo, apenas 300 gramas/ano, e que a produção se enquadra exatamente na média nacional, 25 quilos/ano por colméia.

Entretanto, o consultor do Projeto APIS lembrou que algumas experiências já desenvolvidas em municípios da região do Bolsão, como Cassilândia e Chapadão do Sul, consorciando a produção de mel com o cultivo de girassol, soja e nabo forrageiro, estão elevando a produção para 100 e até 110 quilos/ano por colméia.

“Essa associação da atividade agrícola com a apicultura no Estado está apresentando ótimos resultados para os dois lados. Os produtores rurais, por exemplo, aumentaram em média quatro vezes a sua produtividade”, comentou Gustavo Bijos, deixando os 28 integrantes da missão bastante surpresos.

Após o encontro no Sebrae, os integrantes da missão conheceram a Feira do Mel de Campo Grande, que está sendo realizada pela ASA na Praça do Rádio Clube. A programação dos visitantes continua nesta sexta-feira quando eles conhecerão os apiários da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e da Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (Uniderp), além do Apiário Vovô Pedro, único empreendimento de envasamento de mel do Estado que possui o Serviço de Inspeção Federal (SIF) definitivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No sábado, os integrantes da missão participam das atividades do 1º Encontro ASA de Apicultura, no auditório da Uniderp, também em Campo Grande.

Anderson Viegas

SIGA-NOS NO Google News