Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Missão africana conhecerrá tecnologia da pecuária de MS

Agência Popular - 30 de abril de 2004 - 13:52

Edemir Rodrigues / Apn
Edemir Rodrigues / Apn

Uma comissão integrada pelo ministro da Produção Animal da Costa do Marfim, Kobenen Kouassi Adjoumani, pela embaixadora daquele país no Brasil, Colette Lambin e outros seis diretores e altos funcionários públicos, está em visita oficial desde ontem a Mato Grosso do Sul para conhecer a tecnologia empregada na produção da carne bovina e do leite. Hoje pela manhã eles foram recebidos em audiência pelo governador Zeca do PT, que aproveitou a oportunidade para traçar um panorama da economia do Estado e convidá-los a visitar o Pantanal em outra ocasião, já que amanhã retornam à São Paulo de onde embarcam para a África.

Ontem, o ministro e a embaixadora visitaram o centro tecnológico da Embrapa Gado de Corte, na saída para Aquidauana, e ficaram surpresos ao reconhecer duas variedades de capins (mombaça e tanzânia) oriundos de seu país e que atualmente se destacam como as principais forrageiras do Estado. O ministro disse ter ficado impressionado com a alta tecnologia empregada pela Embrapa em pesquisas de melhoramento genético animal e vegetal e propôs um intercâmbio tecnológico entre Mato Grosso do Sul e Costa do Marfim.

“Quero disponibilizar meu gabinete ao governo de Mato Grosso do Sul com o objetivo de fazer uma parceria de irmandade, e terei muito prazer em receber o governador em meu país”, disse o ministro na audiência que teve com Zeca do PT. “Temos interesse na tecnologia da Embrapa para desenvolver a pecuária de corte e de leite”, revelou a embaixadora.

Sanidade – O governador Zeca do PT afirmou estar “honrado por receber pessoas tão ilustres” que puderam testemunhar “o enorme potencial econômico e turístico” de Mato Grosso do Sul. “Temos o maior rebanho do país, contribuímos com 50% de toda carne exportada pelo Brasil e além de gado, produzimos também frango e suínos.” Paralelamente ao esforço para integrar a América do Sul, o Brasil tem interesse em estreitar as relações com os países da África e da Ásia, disse o governador.

Num esforço para provar que o gado sul-mato-grossense não corre o menor risco de contrair a doença da vaca-louca - mal provocado pela ingestão de proteína animal e que afeta sobretudo o rebanho europeu -, o governador Zeca do PT provocou risos nos visitantes ao dizer que “aqui, a vaca é feliz porque pasta livre no campo, comendo só capim de qualidade que trouxemos da Costa do Marfim e namorando os nossos belos touros”.

A missão africana permanece até amanhã no Estado. Ao meio-dia, eles vão a Terenos, na Fazenda Santa Rosa, conhecer o Projeto Pacu de criação de peixes em cativeiro. Às 15 horas visitam a Fazenda 7 Estrelas, também em Terenos e amanhã de madrugada embarcam para São Paulo. O secretário de Produção e Turismo, José Antonio Felício, participou da audiência e acompanha as autoridades da Costa do Marfim na visita ao Estado.


Vestes típicas – O governador presenteou a embaixadora e o ministro com estatuetas de um índio e de um peão pantaneiros montados, e deu aos demais integrantes da comitiva vasos de argila feitos pelos índios kadwéus. Os presentes sensibilizaram os visitantes, que retribuíram no melhor estilo: vestiram o governador com o traje típico de seu país. O ministro explicou que a manta foi confeccionada a mão pelas artesãs de Costa do Marfim e que essa vestimenta só é utilizada pelos reis africanos, em datas festivas.

João Prestes - APn

SIGA-NOS NO Google News