Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministros se reúnem para tratar de relação entre países

Agência Brasil/ Bruno Bocchini e Olga Bardawil - 03 de julho de 2005 - 15:45

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e o ministro da Economia e do Trabalho alemão, Wolfgang Clement, vão se reunir amanhã no Encontro Brasil-Alemanha, promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, em Fortaleza.

De acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento, o objetivo do encontro é atrair investimentos alemães para o Brasil e promover o intercâmbio comercial entre os países. Empresários brasileiros e alemães também participarão do evento.

Segundo o ministério, Furlan destacará principalmente o potencial do etanol brasileiro. Brasil e Alemanha estão iniciando um programa para o uso de etanol e biodiesel misturado à gasolina e ao diesel, respectivamente.

No encontro serão anunciadas oficialmente as duas cidades (uma em cada país) que terão o combustível de suas frotas (polícia, corpo de bombeiros, etc) convertidos para essa mistura. O resultado da experiência será fundamental, segundo o ministério, para a assinatura de um acordo nesse campo entre os dois países.

A assessoria de imprensa afirma que, para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Armando Monteiro, o encontro marca um momento importante nas relações comerciais entre os dois países. A Alemanha, segundo Monteiro, já foi o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil, mas depois perdeu espaço na indústria e no comércio.

Os setor de maior interesse dos alemães é o da energia, inclusive as formas alternativas como a energia eólica e o biodiesel. Outros setores que podem atrair capitais alemães, de acordo com Monteiro, são os de terminais portuários, de logística de transportes e de telecomunicações.

O fluxo comercial entre Brasil e Alemanha movimentou em 2004 U$ 9,1 bilhões e, até maio deste ano, já somava U$ 4,3 bilhões. Os alemães compram aqui, principalmente, soja, minérios de ferro e café e vendem para o Brasil máquinas e equipamentos. O objetivo é diversificar esses negócios abrindo novas áreas. Uma delas é o turismo, área em que os investimentos alemães ainda são pequenos. Por esse motivo, Fortaleza foi escolhida para sediar o encontro. O presidente da CNI lembrou que, depois da tragédia da tsunami na Ásia, o Brasil e o Nordeste se tornaram ainda mais atrativos para os turistas estrangeiros.

Até esta sexta feira, 1009 empresários já estavam inscritos no Encontro Brasil-Alemanha, que ocorrerá no Centro de Convenções de Fortaleza. Desse total, 150 vieram diretamente da Alemanha e 250 são representantes de empresas alemães já instaladas no Brasil. A festa de abertura do encontro acontece hoje, às 20 horas, no Theatro José de Alencar, quando será entregue o prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2005 para os empresários Norberto Odebecht e Jürgen Harnisch.

SIGA-NOS NO Google News