Cassilândia, Sábado, 30 de Maio de 2020

Últimas Notícias

03/07/2005 15:45

Ministros se reúnem para tratar de relação entre países

Agência Brasil/ Bruno Bocchini e Olga Bardawil

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e o ministro da Economia e do Trabalho alemão, Wolfgang Clement, vão se reunir amanhã no Encontro Brasil-Alemanha, promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, em Fortaleza.

De acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento, o objetivo do encontro é atrair investimentos alemães para o Brasil e promover o intercâmbio comercial entre os países. Empresários brasileiros e alemães também participarão do evento.

Segundo o ministério, Furlan destacará principalmente o potencial do etanol brasileiro. Brasil e Alemanha estão iniciando um programa para o uso de etanol e biodiesel misturado à gasolina e ao diesel, respectivamente.

No encontro serão anunciadas oficialmente as duas cidades (uma em cada país) que terão o combustível de suas frotas (polícia, corpo de bombeiros, etc) convertidos para essa mistura. O resultado da experiência será fundamental, segundo o ministério, para a assinatura de um acordo nesse campo entre os dois países.

A assessoria de imprensa afirma que, para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Armando Monteiro, o encontro marca um momento importante nas relações comerciais entre os dois países. A Alemanha, segundo Monteiro, já foi o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil, mas depois perdeu espaço na indústria e no comércio.

Os setor de maior interesse dos alemães é o da energia, inclusive as formas alternativas como a energia eólica e o biodiesel. Outros setores que podem atrair capitais alemães, de acordo com Monteiro, são os de terminais portuários, de logística de transportes e de telecomunicações.

O fluxo comercial entre Brasil e Alemanha movimentou em 2004 U$ 9,1 bilhões e, até maio deste ano, já somava U$ 4,3 bilhões. Os alemães compram aqui, principalmente, soja, minérios de ferro e café e vendem para o Brasil máquinas e equipamentos. O objetivo é diversificar esses negócios abrindo novas áreas. Uma delas é o turismo, área em que os investimentos alemães ainda são pequenos. Por esse motivo, Fortaleza foi escolhida para sediar o encontro. O presidente da CNI lembrou que, depois da tragédia da tsunami na Ásia, o Brasil e o Nordeste se tornaram ainda mais atrativos para os turistas estrangeiros.

Até esta sexta feira, 1009 empresários já estavam inscritos no Encontro Brasil-Alemanha, que ocorrerá no Centro de Convenções de Fortaleza. Desse total, 150 vieram diretamente da Alemanha e 250 são representantes de empresas alemães já instaladas no Brasil. A festa de abertura do encontro acontece hoje, às 20 horas, no Theatro José de Alencar, quando será entregue o prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2005 para os empresários Norberto Odebecht e Jürgen Harnisch.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 30 de Maio de 2020
Sexta, 29 de Maio de 2020
18:05
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)